Frutose, como o açúcar de mesa, é um composto contendo energia que tem um sabor doce. Suas células podem queimar a frutose para fornecer energia imediata, ou armazená-la para uso posterior na forma de glicogênio, um carboidrato armazenado no fígado e músculos, ou gordura. Se você está procurando um substituto para a frutose em sua comida, existem várias opções disponíveis para você - algumas delas contêm calorias, e outras não.
Glicose -
Enquanto o açúcar de mesa não é um substituto para a frutose, que na verdade contém frutose, você pode usar glicose pura para substituir a frutose. Infelizmente, tanto a frutose quanto a glicose contêm números idênticos de calorias por unidade de massa, mas a frutose é mais doce que a glicose. Isso significa que, em geral, você precisa ingerir mais calorias em glicose para obter a mesma doçura que obteria com menos calorias em frutose. No entanto, se você tem dificuldades digestivas induzidas pela frutose, como alguns indivíduos fazem, a glicose pode ser um substituto viável. Fontes de glicose pura incluem xarope de milho e xarope de arroz integral.
Aspartame
O aspartame é um adoçante não nutritivo, o que significa que não contém calorias. Ao contrário da glicose e da frutose, o aspartame não é realmente um açúcar, explicam os drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". Em vez disso, o aspartame, vendido sob a marca Equal, é uma proteína modificada que se liga ao receptor de doçura na língua humana. Você pode usar o aspartame em vez de frutose para proporcionar doçura aos alimentos, embora, ao contrário da frutose, porque o aspartame não contém calorias, não tem nenhum valor nutricional. Além disso, ao contrário da frutose, o aspartame não é estável ao calor, o que significa que você não pode usá-lo na panificação.
Sucralose
Outro adoçante não nutritivo que você pode usar como substituto da frutose é a sucralose, muitas vezes vendido sob a marca Splenda. Sucralose é um açúcar modificado; É muito semelhante em estrutura química ao açúcar de mesa, mas tem alguns átomos de cloro que o açúcar de mesa não tem, além de algumas outras variações estruturais menores. As diferenças estruturais significam que você não pode digerir sucralose, porque as enzimas que digerem açúcar são estruturalmente muito específicas, explicam os Drs. Mary Campbell e Shawn Farrell em seu livro "Bioquímica". A sucralose, ao contrário do aspartame, é estável ao calor, então você pode usá-lo em vez de frutose em produtos de panificação e outros alimentos cozidos.