O Departamento de Agricultura dos EUA recomenda a limpeza de frutas e verduras. - sob água fria da torneira. Segure a fruta com água corrente e esfregue a superfície rapidamente. Isso deve remover qualquer sujeira, resíduos de pesticidas e bactérias prejudiciais ainda presentes na pele. Seque e sirva ou prepare.
Pincéis
Se a fruta tiver uma casca dura ou firme, como maçãs, peras ou melões, sinta-se à vontade para usar uma escova de vegetais para limpar. Como antes, segure a fruta sob água fria e corrente e esfregue a superfície sem sujeira, pesticidas e bactérias. Seque e sirva.
Lavagens
Algumas pessoas juram por lavagens de produtos, mas elas tendem a ser tão eficazes quanto a água da torneira para limpar frutas. De acordo com um estudo conduzido na Universidade da Califórnia-Riverside, tomar o passo extra de lavagem com um produto de limpeza remove apenas 6% mais resíduos de pesticidas do que apenas água - não uma diferença suficiente para recomendar o seu uso. Isto deixa a escolha nas suas mãos.
Detergentes
Ao contrário das lavagens de produtos hortícolas, os detergentes domésticos e os sabonetes não são feitos com ingredientes orgânicos naturais, pelo que não devem ser usados para limpar fruta. O produto é muitas vezes poroso, o que significa que pode absorver o produto de limpeza, não só prejudicando a qualidade do fruto, mas também tornando o seu consumo mais arriscado. Use apenas limpadores formulados para alimentos.
Peeling
Peeling de frutas também pode ajudar a limitar a sua exposição a pesticidas e bactérias. Mas ainda é importante lavar a fruta antes de fazer isso. Você pode transferir sujeira, pesticidas e bactérias enquanto remove ou corta a casca.
Recomendação
Embora seja importante manter uma geladeira limpa para fins de segurança alimentar, não lave frutas antes do armazenamento. Isso faz com que a fruta estrague muito mais rápido do que quando deixada como está. Para prolongar o prazo de validade da fruta, lave apenas antes de servir ou preparar.