O mel não é completamente proibido para aqueles em um plano de nutrição do diabetes. O mel contém uma alta concentração de açúcares e mais calorias por colher de chá do que o açúcar de mesa. Pequenas quantidades de mel são permitidas em uma dieta diabética, embora você precise monitorar os carboidratos totais em seu plano de nutrição para ter certeza de que você não excede sua meta diária. Evite consumir uma grande quantidade de mel para evitar um aumento acentuado do seu nível de açúcar no sangue.
Açúcares
O mel contém os açúcares glicose e frutose. A frutose predomina na maioria das variedades de mel; quanto maior a concentração de frutose, mais doce é o sabor do mel. Uma colher de sopa de mel contém aproximadamente 17,3 g de açúcares. Como a glicose e a frutose são moléculas únicas de açúcar, elas são diretamente absorvidas pelo intestino delgado. A rápida absorção dos açúcares no mel pode causar um aumento no seu nível de glicose no sangue. Você pode atenuar esse efeito comendo alimentos que contenham proteína, fibra ou gordura quando você consome mel.
Calorias
Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que o mel contém mais calorias do que o açúcar de mesa. Uma colher de sopa de mel contém 64 calorias em comparação com 47 calorias para uma colher de sopa de açúcar granulado. Embora o mel tenha mais calorias do que o açúcar de mesa, você pode usar menos dele em seu chá ou café, porque é um pouco mais doce que o açúcar de mesa. O consumo freqüente de mel pode contribuir para o ganho de peso, o que pode exacerbar seu diabetes. Limitar sua ingestão de mel, portanto, é importante em termos de controle de peso e controle de açúcar no sangue a longo prazo.
Alternativas
Para evitar os carboidratos e calorias no mel, considere um adoçante artificial como uma alternativa. Os adoçantes artificiais sem calorias incluem acessulfame K, sacarina, neotame, sucralose e rebaudiosídeo A, também conhecido como estévia. O aspartame é outro adoçante artificial que contém um número muito baixo de calorias. Embora os adoçantes artificiais não contenham carboidratos, os alimentos adoçados com essas substâncias freqüentemente contêm carboidratos de outros ingredientes. Tenha cuidado para não negligenciar os carboidratos em alimentos artificialmente adoçados.
| Em um artigo de 2008 publicado no "Scientific World Journal", o Dr. Nahid Yaghoobi e seus colegas relataram que pacientes com sobrepeso e obesidade que consumiram 70 g de mel por dia durante 30 dias tiveram melhora modesta nos níveis de gordura no sangue sem ganhar peso. Pesquisas adicionais são necessárias para determinar se essas descobertas são verdadeiras em ensaios clínicos de larga escala. , , ] ]