O açúcar refinado é o nome britânico do açúcar de cana ou beterraba que foi moído mais finamente que o açúcar granulado, mas não tão fino quanto o açúcar em pó. Conhecido como açúcar superfino nos Estados Unidos, o açúcar refinado dissolve-se rapidamente e é usado frequentemente em pudim, creme, mousse, merengue e outras sobremesas com textura suave.
Valor nutricional
O açúcar refinado é nutricionalmente comparável ao tradicional açúcar granulado - ambos fornecem cerca de 16 calorias e 4 gramas de carboidratos por colher de chá. Como outros produtos de açúcar altamente refinados, o açúcar refinado não é uma fonte de gordura, proteína ou fibra alimentar. Ele não contém quantidades mensuráveis de vitaminas ou minerais, tampouco.
Vantagem principal
O açúcar refinado e o açúcar granulado são praticamente indistinguíveis do ponto de vista nutricional, e ambos são considerados igualmente insalubres quando consumidos em excesso. O principal benefício do açúcar refinado, portanto, é estritamente culinário - seus cristais menores se misturam mais facilmente e caramelizam mais uniformemente.