A sacarose é o nome químico do açúcar de mesa. É uma molécula de carboidrato que tem um sabor doce, tornando-se um popular aditivo alimentar. Ao consumir sacarose, você pode digerir e absorver seus componentes na corrente sanguínea. A partir daí, suas células usam os componentes da sacarose como energia. Plantas produzem sacarose através do processo de fotossíntese, e muitas plantas são fontes naturais de sacarose.
Sacarose Química
A sacarose é quimicamente classificada como um dissacarídeo, o que significa que é um carboidrato composto de duas unidades menores de açúcar, explique Drs. Mary Campbell e Shawn Farrell em seu livro "Bioquímica". Os açúcares menores que se combinam quimicamente para formar sacarose são chamados glicose e frutose. A sacarose tem um sabor mais doce que a glicose, que é muito mais comum na natureza. É menos doce, no entanto, que a frutose. Suas células podem queimar os componentes químicos da sacarose para fornecer-lhes energia - como outros carboidratos, a sacarose contém 4 calorias por grama.
A fotossíntese
A sacarose ocorre naturalmente em muitas plantas. É formado através do processo de fotossíntese, que significa "construir a partir da luz". As plantas colhem a energia da luz do sol usando produtos químicos - incluindo a clorofila - em suas folhas. Eles então usam essa energia para ligar moléculas de água a moléculas de dióxido de carbono, explicam os drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". Isso resulta na formação de açúcares, como glicose e frutose, que a planta pode então combinar para fazer sacarose.
Armazenamento de sacarose
As plantas concentram a sacarose e outros açúcares que produzem através da fotossíntese no fruto da planta. Isso ocorre porque a fruta contém sementes, que são embriões de plantas. A sacarose e outros açúcares armazenados fornecem uma fonte de energia para a planta e, em muitos casos, também estimulam os animais a comer a fruta. Isso ajuda na dispersão de sementes, pois os animais espalham as sementes por uma área ampla através da defecação. Frutas doces, e alguns vegetais doces, todos contêm sacarose.
Fontes de sacarose
Algumas plantas concentram a sacarose tão fortemente que fazem boas fontes de sacarose para a produção de açúcar de mesa. A cana-de-açúcar, por exemplo, contém sacarose muito concentrada em certas partes da planta. A beterraba sacarina também é uma fonte concentrada de sacarose. Ao cultivar e colher cana-de-açúcar e beterraba e depois pressionar o suco rico em sacarose das plantas, os seres humanos podem isolar os cristais de sacarose pura - isso é o açúcar de mesa.