casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Dieta Livre de Frutose

Após uma dieta sem frutose, exclui qualquer alimento ou bebida contendo a frutose, bem como qualquer açúcar que se converte em frutose. O açúcar de mesa, o xarope de milho com alto teor de frutose, a glicose e o sorbitol substituto do açúcar estão incluídos na lista. Entender o raciocínio por trás da dieta e tornar-se bem informados sobre as precauções dietéticas é vital ao adotar um estilo de comer sem frutose.

Justificativa

Uma dieta livre de frutose é geralmente prescrita para indivíduos que têm um dos dois tipos de dieta. intolerância à frutose. A intolerância hereditária à frutose (HFI) é uma doença genética rara que envolve a ausência da enzima gastrointestinal aldolase B, que decompõe a frutose para absorção na corrente sanguínea. Um acúmulo de frutose no sangue danifica os rins e o fígado. A má absorção de frutose é o segundo tipo de intolerância. Embora menos grave, produz sintomas gastrointestinais desconfortáveis, como gases, inchaço e diarréia. Ambas as condições exigem diagnóstico por um médico. Dr. Luc Tappy, da Universidade de Lausanne, na Suíça, diz que "não há evidência direta de consequências metabólicas mais sérias". existe para indivíduos saudáveis ​​que desejam evitar a frutose.

Fontes naturais

A frutose é um açúcar simples encontrado naturalmente na fruta. Como a fruta é a fonte primária, todas as frutas, sucos, extratos e frutas desidratadas são evitadas. Mel, xarope de bordo, néctar de agave, geléias, marmelada e outros produtos de frutas também são eliminados. Alguns vegetais têm um alto teor de frutose natural. Isso inclui cenouras, tomates, milho, batata branca recém-colhida e batata-doce. De acordo com o laboratório de intolerância à frutose hereditária na Universidade de Boston, cozinhar legumes libera frutose livre e pode ajudar a melhorar a tolerância em alguns indivíduos. Alimentos processados ​​Muitos alimentos fabricados utilizam frutose, açúcar de mesa e sorbitol como aditivos. Cinqüenta por cento do açúcar de mesa, ou sacarose, é frutose. Ao escolher um item de alimento processado, leia os rótulos com cuidado. A frutose se esconde sob outros nomes, como açúcar de beterraba, xarope de arroz integral, açúcar de padeiro, açúcar de mesa, pó de alfarroba e açúcar de cana. Alguns itens no “ evitam ” A lista inclui carnes frias, cereais matinais açucarados, condimentos, molhos engarrafados, aromatizantes e pães com adição de açúcar. Informações mais detalhadas estão disponíveis on-line (consulte Recursos abaixo).

Sugestões de Menu

A maioria dos alimentos protéicos é permitida. Carnes vermelhas, carne de porco, aves, peixe fresco, ovos e nozes são boas escolhas, desde que não haja panado. Leite rico em cálcio, queijo e iogurtes naturais oferecem variedade no planejamento do cardápio. Um número limitado de vegetais é permitido, incluindo aspargos, couve-flor, espinafre, rutabagas, pimentão e alface. Massas, arroz, cevada e pães sem açúcar e cereais são ótimas opções de amido. Todas as gorduras, como manteiga, margarina e óleo são permitidas. Molho de salada deve ser feito a partir do zero porque muitos curativos comerciais contêm açúcar. Listas adicionais de alimentos permitidos, receitas e blogs de discussão estão disponíveis online (veja Recursos abaixo). Considerações

A maioria dos indivíduos com intolerância à frutose genética experimenta alívio dos sintomas quando a frutose, sacarose, glicose e sorbitol são eliminados da dieta, de acordo com Susan Shepherd, nutricionista do Departamento de Gastroenterologia do Box Hill Hospital, na Austrália. Indivíduos que seguem um plano alimentar livre de frutose devem estar cientes de que a dieta é limitada em vitamina C e antioxidantes. Além disso, os suplementos nutricionais podem conter açúcar e sorbitol. A consulta com um médico e um nutricionista registrado é altamente recomendada.