A maneira mais fácil de lidar com um vício em açúcar é cortar o açúcar da sua dieta. Dependendo da sua personalidade e da força de sua adição, você pode precisar recuar lentamente, em vez de repentinamente. O açúcar ativa os centros de recompensa do cérebro, fazendo com que você se sinta bem e fazendo com que você volte ao açúcar de novo e de novo, de acordo com o Dr. Charles Raison, da Faculdade de Medicina da Universidade Emory. Um vício em açúcar pode não apenas ser mentalmente viciante, mas também causar problemas de saúde, como obesidade e diabetes.
Leia os rótulos e recorte todos os alimentos que contenham açúcares adicionados. Estes podem ser bastante fáceis de eliminar, porque você não os usa muito. Produtos que contêm açúcar adicionado incluem feijão, ketchup, molho de churrasco, alguns molhos de salada, barras de granola e alguns cereais. Ou elimine estes produtos da sua dieta ou mude para outros que não contenham açúcar.
Mude para o refrigerante diet. Pode demorar um pouco para se ajustar à mudança de sabor, por isso, não desista se não gostar em primeiro lugar. Pare de beber sucos e bebidas à base de frutas que contenham açúcar. Procure por bebidas esportivas e bebidas energéticas sem açúcar.
Minimizar os carboidratos simples em sua dieta. Reduza o pão branco, o arroz branco, os snacks ricos em amido, como as batatas fritas, os assados e os xaropes da sua dieta. Mesmo que não tenham um sabor doce, isso afeta o seu nível de açúcar no sangue e pode alimentar os desejos de açúcar. Em vez disso, escolha carboidratos complexos, como trigo integral, farelo de aveia, cevada, centeio, trigo sarraceno e arroz integral.
Substitua alimentos doces reconfortantes por outra coisa que lhe dê prazer. Este pode ser um alimento que você ama e que não é açucarado. Também pode ser uma atividade, como tomar um banho de espuma ou sair para uma manicure. Se o seu cérebro começar a receber o mesmo sinal de prazer de outra coisa, não será preciso muito açúcar para se sentir bem.