A maioria de nós subestima a quantidade de açúcar que estamos adquirindo em nossas dietas diárias. O motivo? Porque o açúcar adicionado foge para muitos alimentos com diferentes pseudônimos.
Os fabricantes de alimentos sabem que amamos o açúcar. Portanto, não é de surpreender que 75% de todos os alimentos embalados contenham açúcares adicionados - mesmo as chamadas opções "saudáveis", como iogurtes, molhos para saladas, cereais e lanchonetes.
Leia mais: Como ler um rótulo de alimentos
Um dos primeiros passos para limitar os açúcares é tornando-se um leitor de rótulos inteligentes. Leitores de etiquetas experientes sabem que só porque a palavra açúcar não está listada não significa que não esteja lá. Uma maneira de identificar o açúcar é procurar ingredientes que terminam em "ose": glicose, frutose, dextrose, lactose, galactose, maltose e sacarose. O açúcar pode ser mascarado por trás de quase 100 nomes diferentes - aqui estão apenas alguns "aliases" para procurar:
Quanto açúcar é muito?
Saber o quanto você está consumindo é o primeiro "O segundo passo é saber quanto é demais. Há diretrizes, mas elas não são bem conhecidas: a American Heart Association recomenda que os homens não recebam mais do que nove e as mulheres não recebam mais do que seis colheres de chá de açúcar adicionado por dia.
Leia mais: Você sabe Quanto açúcar você está comendo?
Açúcares adicionados versus naturalmente ocorrem
Os limites recomendados pela AHA são apenas para o açúcar adicionado, e não para os açúcares que ocorrem naturalmente. O açúcar adicionado é o tipo que é adicionado aos alimentos durante o processamento ou que adicionamos (como o açúcar ao nosso café). Embora melhor do que açúcares processados ou adicionados, os açúcares naturais podem aumentar o açúcar no sangue de forma semelhante aos açúcares adicionados. Mas aqui estão duas maneiras de reduzir o pico de açúcar no sangue:
1. Escolha opções ricas em fibra. A fibra ajuda a manter seu nível de açúcar no sangue e mantém você saciado por mais tempo. Porque a fruta inteira tem fibra, é uma escolha melhor do que o suco de fruta.
2. Escolha opções com proteína ou gordura saudável. Os produtos lácteos, como o iogurte, contêm um açúcar natural chamado lactose, mas também há proteínas e gorduras frequentemente saudáveis - os estudos mostram que o iogurte gordo é melhor que as versões com baixo teor de gordura - os açúcares naturais no iogurte não aumentam o seu sangue açúcar tão alto.
Leitores - Como você acompanha a quantidade de açúcar que você está consumindo? Você verifica os rótulos dos alimentos quando vai às compras? Você sabia que o açúcar está sob tantos nomes? Deixe um comentário abaixo e deixe-nos saber!
Sara Vance é nutricionista e autora do livro The Perfect Metabolism Plan. Convidada regular nas estações locais de televisão de San Diego, Sara também oferece consultas, nutrição corporativa, programas escolares e cursos online.
Visite seu blog e baixe seu e-book gratuito em rebalancelife.com e conecte-se com ela no Twitter e no Facebook.