casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Pães Sem Açúcar, Fermento ou Carboidratos

Embora seja possível assar "pão" sem açúcar, levedura ou carboidratos altos, não se assemelhará a pão no sentido tradicional. Dependendo dos ingredientes substitutos envolvidos, o resultado é geralmente um pão em forma de panela com uma textura mais densa do que o pão normal, sem mencionar um sabor marcadamente diferente. Se você seguir uma dieta low-carb ou anti-levedura, no entanto, as compensações gustativas podem valer a pena para melhorar a saúde.

Fundamentos do Pão

O pão na sua forma mais simples consiste em farinha, fermento e água. Uma vez que um padeiro tenha combinado esses ingredientes básicos, a levedura - ativada pela exposição à umidade - consome carboidratos na farinha e produz bolhas de dióxido de carbono que infestam a massa. Algumas receitas pedem açúcar adicional para alimentar o fermento. O glúten, filamentos de proteína ligada na massa, forma uma treliça de tipos que contém as bolhas de dióxido de carbono e dá ao pão sua estrutura. Se um dos ingredientes básicos está faltando, o processo falha, o que cria sérios desafios para os amantes de pão que tentam evitar fermento, açúcar ou carboidratos.

Substitutos de Farinha

Estritamente falando, é impossível assar pão com zero. carboidratos porque os únicos alimentos inteiramente livres de carboidratos são produtos de origem animal, como carne, aves e peixes, e gorduras. No entanto, os padeiros com baixo teor de carboidratos geralmente usam ingredientes como farinha de soja, nozes ou sementes finamente moídas e misturas comerciais de cozimento com baixo teor de carboidrato para formar a massa de um pão com pouco carboidrato e pão. Dana Carpender, autora de "500 Receitas Mais Low-Carb", recomenda farelo para produtos assados ​​também - acrescenta estrutura e fibra sem carboidratos extras. Pães com pouco carboidrato geralmente têm consideravelmente menos carboidratos por fatia do que o pão normal. Receitas de carpetes, por exemplo, contêm 5 a 8 gramas de carboidratos por fatia; as contagens de carboidratos para pão normal geralmente são em número de 20 anos.

Substitutos de levedura

Se você está evitando levedura e produtos de levedura, seus ingredientes para a panificação são bicarbonato de sódio e fermento químico fermentos que reagem com ingredientes ácidos para produzir dióxido de carbono. Você provavelmente já usou bicarbonato de sódio ou em pó para assar biscoitos, pães rápidos, bolos e bolos. Essas receitas também costumam conter ovos para ligar os ingredientes e fornecer a estrutura interna que a levedura fornece no pão tradicional. Note que se você estiver usando apenas bicarbonato de sódio como fermento, você também deve incluir um ácido com o qual ele possa interagir - o leitelho é comum. Fermento em pó, pelo contrário, já contém os ácidos necessários.

Substitutos do Açúcar

Você pode facilmente reter o açúcar de uma receita de pão tradicional que pede - já que provavelmente está lá para aumentar a ação do fermento, o resultado simplesmente será um pão que não se ergue tão vigorosamente. Para pães rápidos que dependem de açúcar apenas para dar sabor, os substitutos do açúcar fazem o truque. Você pode trocar um produto de sucralose em pó destinado para assar copo para xícara de açúcar. Stevia em pó, ou estévia em pó misturado com frutooligossacarídeo - FOS - também funciona; As misturas de estévia /FOS são menos amargas do que a estévia sozinha. Verifique as razões de substituição no rótulo porque a estévia é muito mais doce que o açúcar. Imitação de mel e xaropes de panqueca feitos com álcoois de açúcar são opções adicionais - mas tenha em mente que eles podem causar gases em algumas pessoas.