O germe de trigo desengordurado é criado pela extração do óleo do germe de trigo. Solventes como hexano ou éter de petróleo são usados. O germe de trigo é encontrado na base do grão de trigo e é considerado o embrião que irá produzir uma nova planta. O germe de trigo desengordurado é frequentemente usado para enriquecer produtos como macarrão espaguete e macarrão, as duas principais massas de venda nos Estados Unidos.
Alto teor de proteína O germe de trigo desengordurado tem alto teor de proteína - 30% ou mais - de acordo com a "Enciclopédia de Alimentos e Nutrição", de Audrey Ensminger. O germe de trigo desengordurado também contém vários aminoácidos. Eles incluem lisina, serina, prolina, alanina, leucina e tirosina.
Sabor e Melhorador de Textura
O germe de trigo desengordurado é usado principalmente para melhorar o sabor em produtos à base de grãos. É freqüentemente encontrado em lanches com baixo teor de gordura, misturas de padaria, biscoitos e cereais. Fabricantes de germes de trigo desengordurados também o promovem como uma forma de melhorar a textura, a estabilidade e o valor nutricional em alimentos processados.
O germe de trigo integral é mais perecível do que o germe de trigo desengordurado porque os óleos ou gorduras , no germe estragar rapidamente. A extração do óleo melhora a vida útil.
Algumas vitaminas perdidas
Quando a porção gordurosa do germe de trigo é removida, algumas vitaminas e nutrientes também são removidos. O óleo de gérmen de trigo é rico em vitamina E e ácidos graxos essenciais. O germe de trigo natural tem cerca de 10 por cento de gordura. Os rótulos dos alimentos que dizem "enriquecidos" podem conter parcialmente germes de trigo desengordurados, que ajudam a fornecer quantidades prescritas de riboflavina, ferro e tiamina. Macarrão, por exemplo, pode ser "enriquecido" dessa maneira.
O germe de trigo desengordurado foi usado apenas na alimentação animal antes que os fabricantes de alimentos começassem a usá-lo para suplementar o valor nutricional dos cereais. O uso de 15 por cento de gérmen de trigo desengordurado em cereais de arroz, cevada, aveia e trigo aumenta seu valor nutricional em 31 a 69 por cento, de acordo com "Advances in Food Research", de G.F. Stewart.
, , ] ]