A maioria dos americanos obtém mais que o dobro da quantidade de proteína que precisam e nunca terão que se preocupar com sintomas de deficiência de proteína. Outros, que são um pouco pobres em nutrientes, não apresentam sintomas e podem funcionar bem no dia-a-dia. No entanto, uma falta mais severa de proteína em sua dieta pode resultar em uma série de efeitos negativos para a saúde. O subnutrição e desnutrição podem descrever uma deficiência calórica geral ou uma deficiência de proteína, uma vez que muitos dos sintomas são semelhantes. As pessoas que sofrem de desnutrição estão normalmente abaixo do peso, e têm pele seca e cabelo seco e frágil que pode cair facilmente. Ao longo de meses de desnutrição, o corpo vai quebrar as fibras musculares para gerar energia, resultando em sérios problemas de saúde que vão desde a desidratação até a morte. Kwashiorkor designa um tipo específico de desnutrição - o de não obter proteína suficiente. Embora o kwashiorkor seja muito raro nos americanos, até metade da população idosa do país pode estar em risco. Os sintomas podem incluir diarreia, fadiga, alterações na cor do cabelo e da pele, perda de massa muscular, redução da imunidade, letargia, erupções cutâneas, inchaço e estômago protuberante. Kwashiorkor a longo prazo pode resultar em problemas críticos de saúde, como coma, choque, incapacidades mentais ou físicas permanentes ou morte.
Sinais de Deficiência de Proteína
Indivíduos com deficiência de proteína podem experimentar perda de peso, fraqueza muscular ou perda muscular , inchaço devido à retenção de água, baixa pressão arterial, baixa freqüência cardíaca, anemia e problemas no fígado, segundo o Dr. Nick Campos, que é um quiroprático com sede em West Hollywood, Califórnia. Além disso, adultos de meia-idade e idosos que sofrem de sarcopenia, uma perda natural de massa muscular devido ao envelhecimento, podem perder mais massa muscular se não ingerirem proteína suficiente em suas dietas diárias.
Sintomas Invisíveis
Apesar de ser um pouco curto em proteína pode e afeta a sua saúde, os efeitos são suaves o suficiente para que eles muitas vezes passam despercebidos. Por exemplo, as proteínas da dieta têm a tarefa de construir e manter massa muscular magra, então, se você não está recebendo o suficiente, pode não ficar tão forte com o treinamento de resistência progressiva quanto se estivesse comendo mais proteína. Você também pode ter dificuldade em absorver certos nutrientes, como niacina, ferro, zinco ou cálcio. Sua imunidade geral também pode sofrer, o que poderia levar à forma de resfriados mais do que o normal ou levar mais tempo para se recuperar de ferimentos.
Outros sinais
Outros sinais de uma pequena deficiência de proteína podem levar meses ou anos para desenvolve. Eles podem incluir instabilidade do açúcar no sangue, dor muscular ou articular e sentimentos gerais de fraqueza ou fadiga. Antes de resumir seus sintomas à deficiência de proteína, você pode querer manter um diário alimentar por vários dias ou semanas para saber quantas proteínas você recebe diariamente. As mulheres adultas devem ter pelo menos 46 gramas por dia e homens adultos 56 gramas. Consulte o seu médico para discutir os sintomas e o tratamento antes de fazer qualquer alteração.