Embora muitos suplementos de nutrição esportiva sejam recomendados para uso por aqueles que têm pelo menos 18 anos de idade, os suplementos de proteína são populares entre os adolescentes. Estes suplementos são ricos em proteínas e geralmente pobres em carboidratos e gorduras e destinam-se a melhorar o crescimento muscular, a recuperação muscular e o desempenho atlético geral. Esses resultados estão relacionados ao fato de que a proteína contém aminoácidos, que são os blocos de construção dos músculos e outros tecidos do corpo. Apesar das vantagens potenciais, o uso de suplementos protéicos pode colocá-lo em risco de efeitos colaterais. Consulte um médico antes de usar produtos de proteína ou quaisquer outros suplementos.
Prevenção da Produção de Creatina Natural
O aminoácido creatina está incluído em muitos suplementos de proteína, pois acredita-se para melhorar o desempenho atlético. Como a Universidade de Maryland Medical Center explica, a creatina foi mostrada para melhorar a massa muscular e aumentar a força em estudos de pesquisa. O centro observa que esses efeitos são mais proeminentes em indivíduos mais jovens, mas adverte que também há perigos da creatina. Um risco é que a suplementação de creatina irá interferir com a produção natural de creatina do seu corpo, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Isso sugere que seu corpo pode se tornar dependente de suplementos de creatina e interromper a produção de creatina.
A cepa do estômago A forma mais comum de proteína em suplementos de proteína é a proteína whey, que é derivada de produtos lácteos. Como o Centro de Saúde da Mulher Jovem explica, isso significa que a proteína do soro contém lactose, um açúcar natural. Infelizmente, você pode não ser capaz de quebrar completamente a lactose que ingerir na proteína do soro, como resultado de uma condição conhecida como intolerância à lactose. O Centro para a Saúde das Jovens Mulheres observa que a intolerância à lactose desencadeia uma série de efeitos desagradáveis, incluindo, mas não se limitando a, cólicas estomacais, e que a proteína do soro pode causar esses efeitos. o site de fitness e nutrição Project Swole, o uso excessivo de suplementos de proteína pode ter vários efeitos potencialmente prejudiciais. Entre eles está o risco de alta acidez no sangue. De acordo com o Projeto Swole, o consumo de proteína leva o sangue a ter um pH ácido. A fim de restaurar o seu sangue a um pH normal, seu corpo vai liberar cálcio extra em seu sangue, explica o Projeto Swole. Infelizmente, esse cálcio vem de seus ossos e a falta de cálcio pode comprometer a força dos ossos. Isso pode ser particularmente perigoso para os adolescentes, cujos corpos ainda estão em desenvolvimento.
Kidney Stones
De acordo com o Projeto Swole, outro perigo potencial do uso de suplementos protéicos é o risco de pedras nos rins. O site explica que o cálcio que seu corpo usa para nivelar o nível de pH do sangue é eventualmente transportado para os rins para aguardar a excreção pela urina. No entanto, se houver muito cálcio nos rins, ele coletará e formará pedras nos rins, que causam dor quando saem do sistema.