A proteína em si não causa mais gás do que qualquer outro alimento - a menos que você seja alérgico à fonte de proteína. Nesse caso, você deve controlar as fontes de proteína específicas que causam problemas e evitá-las, se necessário. Em outros casos, pode ser o que acompanha a proteína ou o tamanho da refeição que está em questão, e ambas as situações são facilmente remediadas.
Lactalbumina
Se você estiver usando whey ou caseína, você pode estar experimentando uma reação à lactalbumina, uma proteína encontrada no leite. O gás é comum, geralmente se instala logo após a ingestão, e é seguido por diarréia e às vezes uma erupção cutânea. Casos leves podem ser resolvidos com a escolha de um isolado de proteína de soro de leite, no qual a proteína é decomposta em moléculas menores, que provavelmente não causam problemas. Em casos graves, todas as proteínas do leite devem ser totalmente evitadas. A alergia a lactalbumina é diferente da intolerância à lactose, por isso, os suplementos de lactase sem receita não vão ajudar.
Se você tiver dores de gás depois de comer soja ou usar um suplemento de proteína de soja, você não está sozinho. A soja é leguminosa e contém açúcares muito complexos que seu corpo não consegue quebrar completamente. Estes açúcares acabam passando pelo seu trato digestivo com o resto do lixo, mas o processo leva tempo suficiente para que os açúcares realmente fermentem em seu intestino. O gás é o produto da fermentação, então você acaba com dores de gás. Tomar uma enzima digestiva de venda livre pode ajudar ou escolher produtos de soja rotulados como tendo "oligossacarídeos baixos". Se o problema ocorrer somente depois de beber um shake de proteína e não depois de comer, digamos, um bife, o problema poderia ser o misturador ou o método de mistura. A maioria dos shakes de proteína é misturada com leite, então você pode estar reagindo à lactose ou à lactalbumina. Use um suplemento de lactase se você é intolerante à lactose, ou misture com água ou suco em vez disso. Se você usa um liquidificador para misturar o seu shake, você incorpora muito ar na mistura - você tem um shake mais cremoso, mas esse ar tem que ir para algum lugar quando o shake é digerido, então você acaba com o gás. Tente misturar o seu shake em um shaker em vez disso. Se você receber gás toda vez que você comer proteína de qualquer forma, o problema pode ser puro volume. A proteína digere mais lentamente que os carboidratos, por isso fica mais tempo no estômago. Isso pode facilmente levar a gases à medida que sua refeição se rompe, e o gás não liberado se move para dentro dos intestinos com a comida digerida. Se você comer uma grande quantidade em uma sessão, esse processo leva algum tempo - seu estômago vai se sentir cheio por um longo tempo, e o gás não pode ser liberado até que toda a refeição seja digerida. Atenha-se ao tamanho adequado das porções - 3 onças é uma porção de carne ou aves - e coma devagar para evitar engolir o ar que pode piorar o gás.
, , ] ]