casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os efeitos da baixa ingestão de proteínas

A proteína é um componente crítico da nutrição adequada, pois ajuda no funcionamento geral do corpo e na construção de coisas como músculos, pele e cabelos. Fontes recomendadas de proteína incluem carne magra, produtos lácteos com baixo teor de gordura, como queijo e frango sem pele, de acordo com a Harvard School of Public Health. Os adultos precisam de entre 50 e 65 gramas de proteína por dia. Se você ingerir níveis baixos ou insuficientes de requerimentos específicos de proteína variam muito dependendo de fatores como sua idade, metabolismo e níveis de atividade diária - você pode experimentar vários efeitos, alguns positivos e outros negativos. Os aminoácidos que compõem a proteína são essenciais para o transporte de oxigênio pela corrente sanguínea, de acordo com a Universidade Northwestern. Níveis mais baixos de proteína podem reduzir a quantidade de oxigênio disponível para o seu sistema, o que pode se apresentar como sensação de cansaço ou fadiga. O cabelo é composto principalmente de proteína conhecida como queratina. Se você não obtiver proteína suficiente, seu corpo pode tentar conservar a pouca proteína que tem ao limitar a produção de proteína. Isso pode causar perda de cabelo, de acordo com o departamento de dermatologia da Faculdade de Medicina de Yale. O departamento diz que essa perda de cabelo é muitas vezes visto em pessoas que participam em dietas extremas.

Funcionalidade ajuda a manter seu sistema imunológico em funcionamento. Uma dieta baixa em proteína pode causar uma resposta imunológica mais fraca, de acordo com os serviços de saúde da Columbia University. Isso pode torná-lo mais suscetível a doenças comuns, como o resfriado ou a gripe.

Inchaço

Proteína se liga às células para ajudar a manter a água dentro delas. A National Academies Press informa que baixos níveis de proteína na dieta podem causar inchaço das extremidades e do estômago à medida que suas células liberam sua água. Isso é especialmente comum entre indivíduos desnutridos no mundo em desenvolvimento. - Menos risco de câncer - De acordo com um estudo médico de 2006 publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", a baixa ingestão de proteínas faz com que seu corpo produza níveis mais baixos de certos hormônios do fator de crescimento. Níveis mais elevados desses hormônios estão ligados a um risco aumentado de câncer. Assim, os pesquisadores concluíram que uma dieta baixa em proteínas pode ter "efeitos protetores" contra a doença.

Diminuição da massa corporal

As proteínas são os blocos de construção essenciais de seus músculos. Por essa razão, levantadores de peso e atletas geralmente consomem quantidades acima da média de proteína. Da mesma forma, uma dieta baixa em proteínas pode causar fraqueza muscular e perda de massa muscular magra do seu corpo, de acordo com a Northwestern University.