casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que é a troca iônica em proteína de soro de leite em pó?

A proteína de soro de leite é essencialmente o líquido incontável que permanece do leite que coagula após o queijo ter sido coado para fora. Whey é feito de aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas. Existem oito aminoácidos essenciais que o corpo não pode produzir sozinho e deve ser obtido através da dieta - incluindo um nono feito dos outros. O Whey Protein Institute afirma que o soro é útil por sua capacidade de construir músculos, sustentar os ossos e melhorar a função imunológica, além de seus componentes nutricionais, mas antes que chegue ao consumidor, o soro deve ser processado primeiro. A troca iônica é uma forma opcional de processar o soro.

Segundo o Medline Plus, um íon é um elemento ou molécula com carga elétrica. A maioria dos átomos tem uma carga neutra porque os elétrons carregados negativamente e os prótons carregados positivamente estão em equilíbrio. Mas se o número total de elétrons mudar em relação ao número de prótons, então o átomo adquirirá uma carga em qualquer direção. Um íon de carga positiva é chamado de cátion. Um íon carregado negativamente é chamado de ânion. Alguns átomos são mais propensos a receber uma carga do que outros, por exemplo, um átomo de hidrogênio com um único próton é muito comum, por isso eles são previsíveis por natureza. Função O objetivo de uma troca iônica dispositivo, como o próprio nome indica, é trocar íons entre duas soluções ou substâncias. Um exemplo é eletrólitos, que são substâncias eletricamente condutivas que contêm vários íons livres. Eletrólitos comuns incluem sódio, potássio, cálcio, cloreto e bicarbonato. Essa ação permite que as substâncias do líquido do soro sejam separadas de acordo com sua carga elétrica básica.

Dois produtos químicos são usados ​​para obter a separação: ácido clorídrico e hidróxido de sódio, ambos usados ​​para formar uma solução que troca íons com a proteína whey. É um pouco semelhante aos efeitos de um purificador de água. A carga elétrica das proteínas, em seguida, atribui-los às resinas do vaso de reação. A intenção de um processo de troca iônica é para purificar e concentrar proteína de soro de leite. O teor típico de proteína do soro em pó pode variar entre 35 e 95%. Quanto mais purificado, maior será a concentração. Além disso, as técnicas de troca iônica custam apenas cerca de um quinto do sistema de filtração física, no qual a proteína do soro do leite é coada do ambiente.

Desvantagens

Por causa dos reagentes químicos usados, como o clorídrico; o ácido, facções sensíveis ao pH do material da proteína do whey pode tornar-se desnaturado. Isso significa que os aminoácidos estão degradados. Alguns dos componentes frequentemente desnaturados incluem imunoglobulinas - ou anticorpos - glicomacropeptídeos e outros importantes agentes do sistema imunológico que aumentam as atividades antivirais e antimicrobianas. Alguns aminoácidos essenciais também podem ser perdidos, além da capacidade de melhorar a absorção de vitaminas e minerais no processo digestivo.