casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Benefícios nutricionais do soro de leite

O soro de leite é o líquido transparente, verde-amarelado, separado do leite coalhado durante a fabricação do queijo. É também chamado de lactoserum e também é encontrado no iogurte, outra forma de leite coalhado. O soro líquido tem um sabor ligeiramente azedo mas agradável. O soro de leite doce é formado durante a fabricação de queijos duros, como cheddar e queijo suíço, enquanto o soro ácido é obtido durante a preparação de queijo macio, como queijo cottage. O soro de leite é usado como suplemento nutricional, pois tem benefícios em áreas como nutrição esportiva, controle de peso, melhoria da imunidade e da saúde óssea e bem-estar geral.

Composição Nutricional

Soro Líquido consiste em 93,9% de água, 4,7 % de carboidratos, 0,3% de gorduras e 0,9% de proteínas. Ele fornece 26 calorias por 100 g. O whey é pobre em gorduras e proteínas e rico em açúcar. Embora a quantidade de proteína seja baixa, as proteínas são de alto valor biológico. Soro líquido também é uma boa fonte de potássio e contém algumas das valiosas vitaminas encontradas no leite.

Carboidratos

A lactose, ou açúcar do leite, é o principal componente do soro e é o que lhe dá vários de seus produtos. propriedades fundamentais. Além de ser uma boa fonte de energia, a lactose que é convertida em ácido láctico no intestino ajuda na regulação da flora intestinal, promovendo o crescimento de boas bactérias e inibindo o desenvolvimento de bactérias putrefatas, que produzem toxinas causando distensão e flatulência. O ácido láctico encontrado no soro fresco é L + ácido láctico, em vez de ácido D-láctico, que é facilmente metabolizado pelo corpo.

Lipídeos

Whey contém gordura desprezível, o que torna praticamente livre de gordura e, portanto, uma bebida ideal para aqueles em uma dieta de perda de peso.

Proteína

Whey proteínas são proteínas facilmente digeríveis, fornecendo aminoácidos essenciais com uma alta concentração de aminoácidos que promovem o crescimento e desenvolvimento muscular. O livro "Produtos Lácteos Funcionais" sugere que as proteínas do soro podem ser usadas para otimizar a função imunológica em indivíduos idosos, criticamente doentes ou imunocomprometidos para tratar distúrbios como artrite, doença inflamatória intestinal, diabetes e doença de Alzheimer.

Whey protein é considerado um super alimento para pacientes com câncer, pois pode ajudar na perda de peso e caquexia caquexia-câncer, ajudando no acúmulo de tecido, também pode melhorar a resposta à quimioterapia e à radiação. Os médicos usam aplicações terapêuticas da proteína do soro do leite com sucesso no tratamento do HIV, hepatite B, doenças cardiovasculares e osteoporose.