casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A creatina e a proteína podem ser tomadas juntas?

Os suplementos de creatina e proteína são comumente usados ​​pelos levantadores de peso para promover o crescimento muscular, fornecer energia e melhorar o desempenho. O aminoácido creatina, em particular, pode possivelmente beneficiar o desempenho atlético de pessoas jovens e saudáveis, envolvendo rajadas curtas de exercícios intensos, como correr ou fazer levantamento de peso, de acordo com o MedlinePlus. No entanto, como os suplementos dietéticos, incluindo creatina e proteína, estão associados a certos riscos à saúde, você não deve tomar suplementos de creatina ou proteína sem a aprovação do seu médico.

Riscos Conhecidos

Nem MedlinePlus nem a Universidade de Maryland Medical Center citam proteína como interagindo com creatina de um modo prejudicial. A única contra-indicação dietética da creatina é a cafeína, que tem sido associada a sérios efeitos adversos quando consumida em grandes doses com creatina e o estimulante efedra. No entanto, é importante ter cautela ao tomar creatina com suplementos de proteína, pois ambas as substâncias podem causar desidratação e, possivelmente, prejudicar os rins quando tomadas em quantidades excessivamente grandes ou com água insuficiente. Pessoas com doença renal preexistente não devem ingerir creatina ou seguir uma dieta rica em proteínas.

Estudos de caso

Embora não haja evidências conclusivas indicando uma interação prejudicial entre proteína e creatina quando ambas as substâncias são usadas por pessoas saudáveis indivíduos e como dirigido, pesquisas limitadas sugerem que essa combinação pode, de fato, prejudicar os jovens saudáveis. Especificamente, um relato de caso publicado por "Seminars in Liver Disease" em 2008 apresentou um caso de um homem de 27 anos com dano hepático agudo associado à combinação de proteína whey e suplementos de creatina. Outro estudo de caso, publicado no "Journal of Renal Nutrition" em 2006, apresentou um caso de insuficiência renal aguda e proteinúria - proteína excessiva na urina - em uma pessoa de 24 anos tomando creatina e outros suplementos de musculação. Potenciais Benefícios

Embora a combinação de proteína suplementar e creatina possa apresentar certos riscos à saúde, essa combinação também pode conferir benefícios atléticos quando ingeridos com carboidratos no contexto de um programa de exercícios. De acordo com a Universidade de Illinois, tomar creatina após o exercício com um suplemento de proteína e /ou carboidrato pode aumentar o benefício terapêutico da creatina de aumentar os estoques de creatina nos músculos. Um estudo publicado em "Medicina e Ciência em Esportes e Exercícios" em 2007 concluiu que uma combinação de creatina, proteína e carboidratos promoveu hipertrofia muscular ou aumento do volume das células musculares em indivíduos treinados em resistência.> É importante notar que a creatina e a proteína não fornecem benefícios atléticos para todos. Se você já possui altos estoques de creatina em seu corpo, tomar creatina suplementar não proporcionará nenhum benefício adicional, pois o organismo só pode armazenar uma quantidade limitada dessa substância. Como uma típica dieta americana, incluindo carnes, aves e peixes, fornece quantidades generosas de proteína e creatina para as necessidades esportivas, é mais provável que um atleta vegetariano se beneficie de suplementos de creatina e /ou proteína, em comparação com um não vegetariano. Além disso, a creatina parece beneficiar o desempenho em atividades aeróbicas ou para beneficiar pessoas mais velhas, observa MedlinePlus.