A proteína é uma parte essencial de sua dieta diária e um componente crítico de vários processos vitais em seu corpo. Com cerca de 15% do seu peso total, a proteína é o principal bloco de construção do músculo; Além disso, ele executa outras funções críticas, como o transporte de várias moléculas, decompondo as toxinas e fornecendo estrutura às células, explica o National Institutes of Health. A falta de proteína suficiente em sua dieta afeta esses processos vitais e deixa você se sentindo fraco e mais propenso a doenças infecciosas. Você precisa de proteína para crescer e manter a massa muscular. A falta de proteína dificulta a capacidade do seu corpo de criar músculos e pode levar a uma queda no seu peso e massa muscular. Além de uma diminuição na força muscular, você também pode experimentar ataques freqüentes de letargia e fadiga. Crianças com deficiência crônica de proteína podem não ganhar peso ou crescer adequadamente.
Distúrbios gastrointestinais
Se você regularmente não obtém proteína suficiente em sua dieta, seu corpo responde diminuindo sua produção de ácidos estomacais. Home Edition explica. Além disso, todo o seu estômago começa a diminuir à medida que a musculatura lisa começa a se desfazer. Estas alterações físicas causam distúrbios gastrointestinais e disfunções que levam à diminuição da absorção de várias vitaminas e minerais importantes, incluindo potássio e fósforo. Devido à falta de nutrientes suficientes, você pode se sentir mais fraco e mais fatigado como resultado. Isso pode ser acompanhado por diarréia freqüente, causando desidratação e exacerbando seus sentimentos de fraqueza. Sistema imunológico debilitado O sistema imunológico depende de anticorpos para combater infecções causadas por bactérias e vírus. Esses anticorpos se ligam a invasores prejudiciais e permitem que células imunes, ou macrófagos, os englobem e destruam. No entanto, uma vez que os anticorpos são proteínas, uma deficiência proteica tem muitas vezes graves consequências para o sistema imunitário. Sem proteína suficiente, os estoques de anticorpos do seu corpo começam a ficar baixos, deixando você muito mais suscetível a infecções e doenças. Além disso, se você realmente ficar infectado, os efeitos são mais graves do que o normal, já que seu sistema imunológico enfraquecido é incapaz de combater os invasores.
Kwashiorkor
O kwashiorkor ocorre devido a uma grave falta de proteína. Esta doença é mais comum em áreas com fome e com baixa oferta de alimentos, observa a Enciclopédia Médica MedlinePlus. Nos países desenvolvidos, o kwashiorkor pode se desenvolver em pessoas com doenças ou naqueles que não consomem proteína suficiente na dieta, como pacientes idosos em casas de repouso. Os sintomas incluem fadiga, letargia, diarreia, diminuição da massa muscular, alterações capilares, erupção cutânea, inchaço e incapacidade de crescimento. As complicações graves podem envolver choque, coma, incapacidade mental e física permanente e morte.
Grupos de risco
Comer uma dieta balanceada geralmente é suficiente para atender às suas necessidades diárias de proteína. No entanto, certos grupos de pessoas têm um risco maior de deficiência de proteína do que outros, segundo o relatório do National Institutes of Health. Vegetarianos e veganos, que comem pouca ou nenhuma proteína animal, dependem principalmente de proteínas vegetais. No entanto, uma vez que as plantas não podem fornecer todos os aminoácidos que os humanos precisam, os vegetarianos devem certificar-se de que os obtenham de outras fontes, como suplementos vitamínicos, feijões ou ovos. Os adultos mais velhos são outro grupo de risco; uma deficiência de proteína leva a uma perda de massa muscular, o que pode resultar em uma maior incidência de acidentes e traumas físicos.