Certas enzimas e hormônios são elevados em seu corpo após o exercício. Os hormônios anabólicos fortalecem os músculos e ajudam o corpo a se adaptar ao exercício que você acabou de fazer. Imediatamente após o exercício, os hormônios anabólicos aumentam e seu corpo é mais facilmente capaz de usar o que você coloca nele. Geralmente, o excesso de proteína é transformado em glicose ou armazenado como gordura, mas após o exercício, qualquer proteína que você ingere pode ser utilizada.
Qualidade da proteína
As proteínas são classificadas de acordo com sua qualidade e digestibilidade. Quando seu corpo é capaz de digerir completamente e usar uma proteína, é considerado de alta qualidade. O escore de aminoácidos corrigido pela digestibilidade da proteína, ou PDCAAS, faz exatamente isso. Dá às proteínas uma classificação baseada em sua qualidade e usabilidade. As classificações estendem-se de zero a 100%; quanto maior a pontuação, melhor a proteína. Você deve reabastecer a proteína perdida após o exercício com fontes de alimentos com baixo teor de gordura, de acordo com Michael Colgan, autor de "Optimum Sports Nutrition". Embora possa não parecer uma refeição pós-treino apetitosa, peixes como linguado, casca de laranja, atum voador, caranguejo e salmão fornecem 20 a 24 g de proteína por 100 g, servindo apenas com 1 a 5 g de gordura. A maioria dos peixes taxa de cerca de 80 por cento na escala PDCAAS.
Ovos
Os ovos são uma fonte de proteína de alta qualidade para comer após o exercício. Taxa de ovos em 100 por cento do PDCAAS. Eles são uma boa proteína que fornece a maioria dos aminoácidos essenciais que são necessários em sua dieta. Eles são facilmente digeríveis e seu corpo irá colocar a maioria das proteínas para uso imediato. O leite é outra proteína que atinge 100 por cento do PDCAAS. O leite pode ser ainda mais eficaz em fornecer uma boa proteína dietética porque é líquido. A proteína líquida move-se rapidamente através do estômago e para o intestino delgado, onde ocorre a digestão e a absorção. "Jornal Internacional de Nutrição Esportiva e Exercício Metabolismo" avaliou os efeitos do leite com chocolate como uma bebida de recuperação após uma intensa sessão de exercício, em comparação com uma bebida de substituição apenas de carboidratos. Os pesquisadores descobriram que o leite com chocolate evitou a fadiga e permitiu que os atletas trabalhassem por mais tempo.
Como você ingere proteína após o exercício também depende dos seus objetivos de exercício. Por exemplo, se você é um atleta de resistência, também deve ter carboidratos com sua proteína. A síntese de glicogênio muscular é elevada após o exercício também. Se isso também é um objetivo, então o leite é mais eficaz que os ovos. O leite fornece não apenas uma boa fonte de proteína, mas também lactose, um carboidrato de alta qualidade. De acordo com um estudo publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", em 2000, por Luc JC van Loon e colegas, uma mistura de proteínas e carboidratos após o exercício aumenta o armazenamento de glicogênio muscular.