Seu corpo consome energia para alimentar seus treinos de diferentes fontes. A gordura é uma grande fonte, assim como os carboidratos. Exercícios aeróbicos usam uma mistura de carboidratos e gordura, dependendo da intensidade do treino. Exercícios de halterofilismo, por outro lado, usam principalmente carboidratos como combustível. Exercícios aeróbicos tendem a usar mais energia em geral do que o levantamento de peso, o que significa que eles drenam mais suas reservas de carboidratos. Como os músculos usam carboidratos Os carboidratos que você come não são a mesma coisa que seu corpo usa para energizar seus músculos. Para torná-los utilizáveis, os carboidratos que você come precisam passar por uma transformação. Seu corpo os transforma em um simples açúcar, glicose. A glicose flutua em torno de sua corrente sanguínea e seus músculos a absorvem para armazenar e usar como combustível.
A glicose é armazenada em seus músculos como glicogênio; Você pode acessar este combustível caso seus níveis de açúcar no sangue caiam entre as refeições. Seu fígado também armazena glicogênio para que você não fique sem energia toda vez que pular uma refeição.
Quando você treina, a glicose ajuda a energizar seus músculos. Seu corpo pode quebrá-lo para criar energia e você usa essa energia durante seus treinos. É uma das principais fontes de energia.
Exercícios anaeróbicos vs. Aeróbica
Exercícios aeróbicos são atividades como corrida, natação, ciclismo e treinamento em circuito. Quando você faz um exercício aeróbico, geralmente dura entre 30 e 60 minutos, e às vezes mais, dependendo do seu nível de condicionamento físico. Você se move constantemente e faz pouquíssimos intervalos.
O levantamento de peso, por outro lado, é uma atividade explosiva. Você faz séries com intensidade máxima, mas poucas repetições, geralmente menos de 20. Isso significa que você concentra toda a energia que você usa em alguns exercícios.
Exercícios de levantamento de peso são considerados anaeróbicos. Os termos "aeróbico" e "anaeróbico" referem-se à forma como o seu corpo alimenta o treino. Exercícios aeróbicos usam oxigênio para produzir energia a partir de carboidratos e gordura. Exercícios anaeróbicos não usam oxigênio para criar energia.
Chamar um treino de "aeróbico" ou "anaeróbico" é um pouco enganador porque seu corpo está sempre usando os dois sistemas para produzir energia. No entanto, um sistema vai dominar o outro, dependendo do tipo de exercício que você faz.
Intensidade do treino
A intensidade do seu treino determina o tipo de energia que você usa. Os treinos de halterofilismo são muito intensos e exigem rápidas explosões de energia. O sistema anaeróbico fornece energia rapidamente, mas não dura muito tempo, e é por isso que você precisa de pausas.
Os treinos de halterofilismo naturalmente forçam você a fazer pausas. Mesmo se você estiver fazendo apenas 20 ou 30 segundos de trabalho por série, você usa uma quantidade incrível de energia nesse curto período de tempo. A desvantagem de usar toda essa energia é que seu corpo produz grandes quantidades de ácido lático.
O ácido láctico é produzido quando o corpo quebra o açúcar no sangue para produzir energia. Se o ácido lático se acumula mais rápido do que o seu corpo pode se livrar dele, você terá dificuldade em usar carboidratos para obter energia. Um acúmulo de ácido láctico impede que seu corpo transforme açúcar em energia, e é por isso que os conjuntos pesados de halterofilismo não duram muito tempo.
Fontes de energia aeróbica
Exercícios aeróbicos não são tão intensos, então seu corpo tem mais tempo para fazer energia. Quando seu corpo produz energia usando oxigênio, é mais eficiente, mas o processo leva mais tempo, por isso não funciona bem quando você precisa de grandes explosões de energia.
Exercícios aeróbicos usam uma mistura de gordura e carboidratos, dependendo sua intensidade. A gordura é utilizada mais em exercícios de menor intensidade. É uma fonte abundante de energia em seu corpo, mas leva mais tempo para quebrar do que os carboidratos, e é por isso que seu corpo prefere os carboidratos como principal fonte de combustível quando você faz exercícios aeróbicos intensos.
A intensidade de um treino é diferente para todos. Para exercícios aeróbicos, a intensidade é medida por algo chamado VO2 max, que representa a quantidade máxima de oxigênio que você pode usar durante um treino.
Quando você ultrapassa 75% da sua ingestão máxima de oxigênio durante um treino, Os hidratos de carbono tornam-se a sua principal fonte de energia, de acordo com um estudo de 2014 publicado na revista Sports Medicine.
Os exercícios de halterofilismo dependem mais dos hidratos de carbono como combustível do que dos exercícios aeróbicos porque a intensidade é mais elevada. No entanto, exercícios aeróbicos ainda usam muitos carboidratos. Na verdade, eles usam muito mais energia em geral do que o levantamento de peso.
As calorias são uma medida de energia que é usada para determinar quanto combustível você queima em um treino. De acordo com MyPlate, um homem de 154 libras queimará 440 calorias em uma hora de levantamento de peso, ao contrário de 590 calorias queimadas em uma hora de corrida.
A disparidade significa que, se você fizer cada atividade pelo mesmo No meio do tempo, o exercício aeróbico leva mais energia. Se a intensidade do exercício aeróbico é de cerca de 75% ou mais do seu VO2 máximo, você vai queimar a maior parte da energia sob a forma de carboidratos, o que significa que você vai usar mais do que em um treino de levantamento de peso. Benefícios de Treino
Se a intensidade for alta o suficiente, um exercício aeróbico queima mais carboidratos do que um treino de levantamento de peso. Mas ambos afetam o armazenamento de carboidratos e os níveis de açúcar no sangue. Seus músculos são o maior local de armazenamento de glicose em seu corpo. Quando você faz um exercício de levantamento de peso, eles perdem muita energia preciosa e precisam restaurar seu suprimento de açúcar.
Depois de um treino, seus músculos tornam-se muito receptivos a qualquer açúcar flutuando em sua corrente sanguínea e rapidamente níveis de açúcar no sangue de cravação. Nesse sentido, o levantamento de peso é uma maneira muito eficaz de controlar os níveis de açúcar no sangue e queimar o excesso de carboidratos. , , ] ]