A natação é a segunda atividade esportiva mais popular, relata os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Essa atividade aeróbica usa a maioria de seus principais grupos musculares, de modo que participar de exercícios aeróbicos regulares como nadar proporciona benefícios para a saúde. Você deve nadar em um ritmo seguro para o seu nível de condicionamento físico para evitar o acúmulo de ácido láctico que pode causar cãibras na piscina ou contrações musculares súbitas involuntárias.
Energia As células musculares precisam de energia para se contrair. Nas atividades normais do dia a dia, uma reação química dentro das células musculares usa glicose - a forma de açúcar no sangue - e oxigênio para produzir ATP, adenosina trifosfato, que então queima como energia. Durante o exercício intenso, esta reação ocorre muito lentamente para fornecer ao músculo energia suficiente para que ele use glicogênio, uma unidade de armazenamento de glicose na célula. Quando as células musculares quebram o glicogênio, um processo que não requer oxigênio, ele produz o subproduto conhecido como ácido láctico. Todas as atividades aeróbicas requerem oxigênio. Enquanto estiver nadando, mantenha o traço firme e rítmico, de modo que você possa continuar respirando para fornecer oxigênio às células musculares. Quando a natação se torna extenuante, sua respiração fica difícil e você não pode fornecer quantidades suficientes de oxigênio para as células. Para continuar trabalhando, seus músculos param de se exercitar aerobicamente e começam a degradação anaeróbica do glicogênio, levando à produção de ácido lático.
À medida que o ácido lático se acumula no músculo, aumenta a acidez do músculo. célula e fluidos circundantes. As reações químicas necessárias para quebrar o glicogênio e usá-lo como energia não gostam de ambientes ácidos, de modo que a produção de energia diminui, afetando a capacidade dos músculos de se contrair. Isso faz com que seus músculos fiquem fatigados. Continuar a nadar e tentar usar músculos que não tenham energia suficiente para manter a contração pode contribuir para cãibras musculares durante a natação.
Prevenção
Cãibras musculares podem ocorrer durante qualquer tipo de exercício, como correr, nadar ou ciclismo. Desidratação, tensão e fadiga podem contribuir para o aparecimento de cãibras na natação. Embora não exista uma maneira de evitar cãibras durante a natação em todos os casos, certifique-se de beber bastante líquido antes, durante e depois de nadar e ir em um ritmo confortável que lhe permita respirar regular e profundamente. Tome oxigênio suficiente para suportar a produção aeróbica de energia e diminua o risco de acúmulo de ácido lático.