casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Reabilitação para a Amputação Abaixo do Joelho

Uma amputação abaixo do joelho, onde a parte inferior da perna é removida, pode ser realizada devido a doença ou lesão grave que elimina a função da perna. Reabilitação após tal amputação é um processo longo que requer muita força e dedicação. Além de abordar questões físicas, a reabilitação ajuda o paciente a superar o estresse e as dificuldades emocionais causadas por uma amputação.

Cuidados Pós-Operatórios

Cuidar de si mesmo após a cirurgia de amputação é o primeiro passo na sua reabilitação processo. O cuidado adequado pode ajudar a reduzir o inchaço e evitar que a infecção ocorra no local da sua incisão. Uma amputação abaixo do joelho requer várias camadas de pontos para manter a incisão unida, o que significa que você não pode dar banho, nadar ou submergir os pontos na água até que seja indicado pelo seu médico. Você pode tomar banho rapidamente. Limpe qualquer sangue seco ou drenagem de seu local de incisão com sabão e água, em seguida, gentilmente acaricie a incisão seco usando uma toalha. Não cubra a incisão, aplique loções ou cremes na área nem suja a sua incisão. Atividade em Casa

Movimente-se o mais possível, imediatamente após a cirurgia. Se você não sabe como usar muletas ou andador, um fisioterapeuta pode ensiná-lo antes de sair do hospital. Evite sentar-se com as pernas cruzadas e evite colocar travesseiros sob o coto. Isso pode reduzir o desconforto, mas pode levar ao encolhimento muscular no resto da perna. Recuperação e próteses

Recuperação de uma amputação abaixo do joelho geralmente requer alguns meses. Como parte de sua recuperação, você pode optar por aprender a andar com uma perna protética. Para uma amputação abaixo do joelho, você pode optar por uma prótese trans-femoral, que é usada para caminhar em geral. Inclui uma tomada colocada no joelho e uma prótese da canela e do pé. Dispositivos mais avançados - chamados C-legs - permitem que amputados corram, pedalem e participem de esportes. Feitas com sistema hidráulico, essas pernas protéticas são leves e fáceis de manobrar. Sua idade, nível de condicionamento físico atual, outras condições médicas, a complexidade de sua amputação, seu progresso na fisioterapia e o nível de atividade que você deseja alcançar com uma prótese Todos influenciam a duração da sua recuperação.

Fisioterapia Fisioterapia antes de receber um membro artificial se concentra em fortalecer a parte inferior do corpo para garantir que você será forte o suficiente para usar um. Exercícios funcionais permitirão equilibrar e realizar suas atividades diárias. Um fisioterapeuta irá ajudá-lo a fortalecer seu joelho e isquiotibiais em seu membro residual, assim como aumentar a força de sua perna oposta e parte superior do corpo - o que é importante para o uso de muletas e andadores. Os exercícios podem incluir flexões, abdominais, exercícios de equilíbrio e saltos.

A perda de um membro é um evento de mudança de vida, física e emocionalmente. Os amputados podem se sentir deprimidos, preocupados e ansiosos com a qualidade de vida. Os amputados também podem sentir dores fantasmas - que são dores que ocorrem onde um membro costumava estar. Aconselhamento psicológico pode ser benéfico para pacientes que estão se recuperando de uma amputação.

Treinamento Protético

Uma vez que sua incisão tenha cicatrizado e seu médico e fisioterapeuta sentirem que você está pronto, você será equipado com um membro artificial. Reabilitação irá ajudá-lo a aprender a andar e realizar tarefas funcionais enquanto usava seu membro artificial. Você vai aprender como cuidar de seu membro artificial e como usar corretamente seu membro artificial. Você também irá trabalhar com um fisioterapeuta no equilíbrio ou coordenação. Se você quer aprender a correr ou praticar esportes enquanto usa um membro artificial, você passará por fisioterapia e treinamento mais intensos, específicos para esportes.