O AVC é a segunda principal causa de morte nos EUA, relata os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Para muitas pessoas, é um evento que altera a vida. Causado pela diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, um derrame geralmente causa fraqueza ou paralisia em um lado do corpo, dificultando as tarefas diárias. A terapia ocupacional é uma faceta da reabilitação do AVC e é um componente chave da recuperação das habilidades físicas após o AVC. Terapeutas ocupacionais empregam várias técnicas para ajudar as pessoas após o acidente vascular cerebral, com foco no uso das extremidades superiores e atividades diárias.
Fraqueza após o acidente vascular cerebral pode diminuir a mobilidade em sua mão. Os terapeutas ocupacionais usam técnicas de imobilização manual para reduzir o aperto, melhorar a amplitude de movimento e reduzir a dor após o derrame. Uma tala de mão pode ser aplicada primeiro enquanto você estiver no hospital para reduzir o risco de contraturas - uma condição na qual os dedos ficam "presos" em uma posição curvada, levando a problemas de higiene e descamação da pele. Dependendo de suas necessidades, as talas podem ser pré-fabricadas ou moldadas pelo seu terapeuta a partir de materiais termoplásticos. Splints podem ser usados temporariamente até que você recupere o uso da sua mão, ou permanentemente, se a sua função de mão permanece limitada. Exercício
O exercício é um componente importante da reabilitação após o AVC. A terapia ocupacional geralmente se concentra em exercícios de braço para aumentar a amplitude de movimento, a flexibilidade das articulações e a força muscular. No início, você pode precisar de assistência física do seu terapeuta para ajudar a movimentar o braço afetado. À medida que a força melhora, os exercícios se tornam mais desafiadores com halteres e pesos de pulso. Ciclismo da parte superior do corpo também pode ser usado para aumentar a resistência, bem como amplitude de movimento em seu braço afetado.
Autocuidado
Atividades de autocuidado são muitas vezes difíceis após o acidente vascular cerebral. Os terapeutas ocupacionais ensinam a você como arrumar, tomar banho, usar o banheiro, comer e se vestir como parte da reabilitação. Técnicas de tratamento específicas são escolhidas com base na sua capacidade de usar o braço afetado. Equipamentos adaptativos, como meias, chifres de sapata com cabo longo e escovas de chuveiro, alças e varinhas de limpeza são frequentemente usados para ajudar você a recuperar a independência do autocuidado.
Atividades de Vida Diária
A terapia ocupacional promove independência com outras atividades da vida diária. Tarefas de cozinha, lavanderia e limpeza são frequentemente incluídas na reabilitação após o AVC. Técnicas de segurança, como instalar barras de apoio no banheiro e remover os tapetes, são implementadas para melhorar sua função em casa. O seu terapeuta também pode ajudá-lo com organização e agendamento diário se você tiver problemas de memória ou confusão como resultado do seu derrame.