Mover seus membros permite que você interaja totalmente com seu ambiente. Você é capaz de pegar objetos, acenar para um amigo e chutar uma bola se quiser. Mas como o cérebro se comunica com os músculos? O movimento é criado e controlado pela interação precisa entre regiões motoras do cérebro, células de movimento e comunicação química. Planejamento e movimento de execução O córtex parietal posterior e as regiões cerebrais pré-motoras planejam inicialmente o movimento. O córtex parietal posterior reúne informações sensoriais para formar um modelo que calcula onde o corpo está em relação a onde você deseja se mover, ou em relação ao objeto que você deseja captar. Essa informação é então enviada para as regiões pré-motoras que planejam o tempo de movimento, a força muscular e a seqüência de movimento. O plano de movimento é então transferido para o córtex motor primário, uma área do cérebro que transmite o comando motor pela medula espinhal em direção aos músculos, de acordo com Neuro 101.
Células de Movimento
Uma vez que o comando motor atinge o nível espinal desejado, uma célula nervosa chamada de neurônio motor alfa é estimulada na medula espinhal. O neurônio motor alfa, em última análise, estimula o músculo a se contrair, de acordo com Neuro 101.
O neurônio motor alfa se estende em direção ao músculo, mas na verdade não o toca. O músculo é estimulado quando substâncias químicas especiais, chamadas neurotransmissores, são secretadas pelo neurônio motor alfa, de acordo com a Eastern Kentucky University.
Contração Muscular
Uma vez que o neurotransmissor é secretado pelo neurônio motor alfa, canais especializados abrem a superfície do músculo que permite que certas substâncias fluam para dentro e para fora do músculo. O fluxo dessas substâncias, incluindo sódio, potássio e cálcio, causa a contração das fibras musculares, de acordo com Neuro 101.
Movendo-se corretamente
Você depende de áreas sensoriais do cérebro para executar os movimentos corretamente, especialmente quando você está aprendendo novos tipos de movimentos, como dança, tocar um instrumento ou digitar. Dentro de suas articulações, estão os receptores que detectam onde o seu corpo está no espaço e que estão inseridos em seus músculos, são receptores que estimulam a força e o alongamento. Esses tipos de informação são enviados para o córtex sensorial primário. Informações sobre como o movimento foi executado também são enviadas para o cerebelo, a grande estrutura na parte de trás do cérebro. O cerebelo compara como o movimento foi realizado versus como o movimento deveria ter sido realizado. Se forem detectados erros, os comandos de correção do movimento são enviados para o córtex motor primário, para garantir que sejam feitos ajustes no comando do motor, de acordo com Principles of Neural Science.