casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A proteína ajuda a construir músculos?

As proteínas são compostas de aminoácidos que são os blocos básicos de todas as proteínas. Seu estômago digere as proteínas com ácido clorídrico que as decompõe em formas mais simples, mais fáceis de absorver no intestino. Quando as proteínas são absorvidas pela corrente sangüínea, elas são enviadas para várias partes do corpo para realizar várias funções, incluindo reparar tecidos musculares, apoiar seu sistema imunológico e transportar oxigênio para os glóbulos vermelhos.

Hipertrofia muscular O trabalho de seus músculos esqueléticos é movimentar seu corpo e fornecer estabilidade para a postura corporal. Os músculos crescem aumentando a massa das células musculares e as fibras transversais que unem os músculos e os separam durante a contração e o alongamento. De acordo com o Dr. Len Kravitz, professor de cinesiologia da Universidade do Novo México, a proteína ajuda a construir músculos apenas se houver necessidade de produzir proteínas mais contráteis ou de reparar tecidos danificados, como ferimentos, traumatismos contusos e queimaduras. A necessidade também ocorre durante a força e o treinamento anaeróbico, como levantamento de peso e corrida, quando os músculos precisam se adaptar ao estresse do exercício, recrutando proteínas mais contráteis para fazer mais trabalho. Caso contrário, comer proteínas sozinho não constrói músculos.

O tamanho do crescimento de seus músculos depende de quanto de um determinado tipo de fibras musculares existem em um grupo muscular. Kravitz descreve três tipos principais de músculos, tipo 1, tipo 2a e tipo 2b. As fibras do tipo 1 são projetadas para sustentar as contrações durante um longo período de tempo, mas não produzem muita força. No entanto, ambas as fibras do tipo 2 são projetadas para contrações rápidas e poderosas que produzem muita força, mas elas podem sustentar essas contrações por um período muito curto de tempo. As fibras do tipo 2 contêm mais células satélites que determinam o tamanho dos músculos. Portanto, esses tipos são maiores que o tipo 1.

Fontes

Seu corpo precisa de 20 aminoácidos diferentes para formar proteínas utilizáveis. Pode produzir 12 desses aminoácidos, mas não pode produzir os oito tipos restantes, que são chamados de aminoácidos essenciais. Estes aminoácidos devem ser obtidos de fontes animais, como carnes e produtos lácteos, contêm proteínas completas que seu corpo pode usar. Alimentos à base de plantas não contêm todos os aminoácidos essenciais. De acordo com Matthew Kadey, que é um nutricionista registrado no The Ontario College of Dietitians, membro do Dietitians of Canada, você pode combinar diferentes alimentos vegetais para criar proteínas completas, como feijão e arroz. Isso permite que os vegetarianos consigam as proteínas de que precisam para construir os músculos.

Conceitos errados

Comer mais proteína não aumenta os músculos nem cresce mais rápido. De acordo com Kadey, seu corpo converte o excesso de proteína em gordura para armazenamento ou glicose para energia, se você não tem carboidratos suficientes em sua dieta.

Expert Insight -

Ellen Coleman, que é uma nutricionista em Riverside, Califórnia, e um ex-consultor de nutrição para o Los Angeles Lakers, sugere que você consuma uma refeição pós-treino composta de proteína magra e carboidratos dentro de 30 minutos após o treino. Se você esperar muito tempo, seu corpo usará proteínas em seus músculos esqueléticos e as converterá em glicose para energia.