casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Exercícios abdominais após uma ressecção hepática

Uma ressecção hepática é um procedimento cirúrgico importante, que não é realizado com leveza. Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada para remover tumores do fígado, embora uma pessoa saudável possa doar uma parte de seu próprio fígado para um membro da família ou outro parente próximo que esteja sofrendo de insuficiência hepática. Como em qualquer outra grande cirurgia, o exercício leve ajuda a acelerar a recuperação pós-operatória. A ressecção hepática consiste na remoção cirúrgica da porção doente do fígado. Dependendo da doença envolvida, terapias menos invasivas podem ser tentadas primeiro, como quimioterapia ou radioterapia, se o câncer estiver envolvido. Se essas terapias falharem, os cirurgiões removerão até 75% do fígado, em um esforço para localizar e remover os tumores ou áreas afetadas. Isso é possível porque o fígado, sozinho entre os principais órgãos do corpo, é capaz de se regenerar em apenas algumas semanas, desde que o tecido remanescente seja saudável.

Incisão vs. Laparoscopia

Porque o fígado é um órgão grande, a incisão usada para uma ressecção convencional também é muito grande, com até 30 polegadas de comprimento. O comprimento da incisão é um fator significativo no tempo de recuperação, criando uma grande quantidade de tecido cicatricial e limitando a mobilidade do paciente por várias semanas após a operação. Algumas ressecções hepáticas podem ser realizadas por cirurgia laparoscópica, utilizando pequenos instrumentos e câmeras inseridas através de uma pequena incisão. Isso pode não ser prático se uma grande parte do fígado é para ser removido ou o cirurgião deseja examinar fisicamente todo o fígado.

Recuperação

Tempo de recuperação de uma ressecção com uma incisão convencional a ponto de que você pode retomar a maioria das atividades normais normalmente é de seis semanas. Durante o período de recuperação, restrinja seu exercício à caminhada e outras atividades de baixo impacto. O Beth Israel Deaconess Medical Center em Harvard recomenda não levantar pesos acima de 5 libras para as primeiras quatro a seis semanas. Se o seu médico estiver satisfeito com o seu progresso, você poderá realizar algum exercício abdominal leve nesse momento. Normalmente, isso consistirá em exercícios de flexão e alongamento para restaurar a mobilidade na área ao redor da incisão.

Depois de seis semanas

Embora você possa retomar a maioria das atividades normais depois de aproximadamente seis semanas, é importante lembrar que cada recuperação é diferente, e você precisará consultar seu médico antes de realizar qualquer exercício abdominal intensivo. Não assuma que você será capaz de começar a fazer crunches novamente com precisão na marca de seis semanas. Você também precisa adaptar seu estilo de vida de outras maneiras, à medida que seu fígado se regenera. Tome especial cuidado para manter-se devidamente hidratado em todos os momentos, o que irá acelerar a sua recuperação e minimizar a obstipação pós-operatória. Faça uma dieta saudável com muitos legumes e evite o álcool durante a sua recuperação.