Exercícios de treinamento aeróbico e de força são benéficos para indivíduos com pré-diabetes ou diabetes. Embora os diabéticos tipo 1 e tipo 2 possam se beneficiar do exercício, os diabéticos tipo 2 são particularmente responsivos ao exercício. Segundo a Universidade de Maryland Medical Center, ou UMMC, o exercício aeróbico pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, melhorar a sensibilidade à insulina e fortalecer o coração, e o exercício de força aumenta os músculos e reduz a gordura. A neuropatia geralmente acompanha o diabetes, os diabéticos devem usar calçados de proteção durante o exercício. De acordo com o Simple Fit, a neuropatia do pé diabético e a circulação reduzida podem aumentar o risco de bolhas, úlceras e infecções. Os diabéticos devem usar sapatos que se ajustem bem e sejam mantidos secos. Ter pelo menos dois pares de bons sapatos de caminhada bem ajustados que você alterne no dia a dia pode ajudar a manter seus pés secos e protegidos.
Equipamento para exercícios aeróbicos
A Associação Americana de Diabetes recomenda pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos cinco dias por semana. Caminhada rápida é uma forma eficaz de exercício aeróbico que pode ser feito em uma esteira. As escadas rolantes oferecem uma variedade de velocidades e inclinações que se ajustam às suas necessidades e permitem que você ande a qualquer hora, independentemente do tempo ao ar livre. Diabéticos com neuropatia do pé podem preferir uma bicicleta estacionária coberta. As bicicletas estacionárias são equipamentos de exercício sem impacto que retiram a pressão dos pés e ainda permitem que você se exercite aerobicamente.
Treinamento de força
O treinamento de força é essencial para diabéticos e deve ser feito dois ou três dias por "O treinamento de força não precisa envolver muitos equipamentos caros. Usar alguns halteres leves de vários pesos ou bandas de resistência de borracha de vários níveis de tensão são formas eficazes e baratas de construir e manter a massa muscular magra.
Core and Balance - Um estudo na Nova Zelândia encontrou mulheres de 80 anos de idade e mais velhos mostraram uma redução de 40 por cento em quedas com força simples e treinamento de equilíbrio, de acordo com o site American Diabetes. Bolas de estabilidade são benéficas para indivíduos que buscam melhorar a força e o equilíbrio do núcleo. Bolas de estabilidade são baratas, portáteis e versáteis. A instabilidade da bola obriga seu corpo a trabalhar com pequenos músculos estabilizadores que ajudam a melhorar o núcleo e o equilíbrio.
Advertência
Indivíduos com diabetes devem sempre consultar seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, ou UMMC, os pacientes que tomam insulina ou medicamentos que diminuem os níveis de glicose no sangue devem tomar precauções especiais antes de iniciar um programa de treino. Os diabéticos nunca devem se exercitar com o estômago vazio e não se esqueça de beber muita água antes, durante e após o exercício.