Motilidade refere-se à capacidade do seu espermatozóide de nadar sem assistência na volta final da corrida em direção ao óvulo. Se o seu espermatozóide não tiver a capacidade de virar a cauda e se mexer para frente, você terá dificuldades em conceber uma criança. Um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares, pode ajudar a aumentar a motilidade dos espermatozóides. Exercício excessivo fará piorar a qualidade do esperma, portanto, atingir o equilíbrio certo é a chave. Como o exercício ajuda o exercício traz muitos benefícios em sua qualidade e motilidade do esperma. Isso ajuda você a chegar a um peso saudável. Estar acima do peso aumenta o risco de problemas de esperma e infertilidade masculina. O exercício também ajuda a reduzir o estresse. Estresse interfere com seus sistemas hormonais, especialmente a produção de testosterona, que afeta diretamente o seu esperma. Finalmente, o exercício melhora a sua saúde geral, incluindo a saúde do coração e a saúde do sistema reprodutivo. Alguns medicamentos usados para tratar condições médicas, como pressão alta ou doença inflamatória intestinal, podem afetar seu esperma. Exercício ajuda a reduzir o risco dessas doenças crônicas.
Como o exercício dói
Um estudo de 2009 publicado no "Journal of Endocrinology" descobriu que o exercício intenso causou defeitos significativos nos espermatozóides, incluindo redução da motilidade, produção e qualidade . O exercício aumenta a temperatura corporal, que pode danificar os espermatozóides e interferir na produção saudável de espermatozóides. Um estudo publicado pelo Pacific Fertility Center relacionou exercícios intensos com diminuição do hormônio luteinizante e testosterona, dois hormônios necessários para uma produção saudável de espermatozóides. Os níveis hormonais de atletas competitivos voltaram ao normal após o término do treinamento, por isso é provável que você consiga corrigir os danos causados por exercícios extenuantes se reduzir o seu programa. você está tentando conceber. Se você abordar isso como treinamento para as Olimpíadas, você tornará o problema ainda pior. Escolha um exercício como caminhada rápida, corrida, natação ou corrida e faça isso por 30 minutos, três a cinco dias por semana. Esta quantidade de exercício provavelmente não afeta a produção de espermatozóides, mesmo no nível superior da sua freqüência cardíaca máxima. Se você pedalar, escolha um assento que não pressione o escroto, ou você pode danificar os nervos que afetam a produção de espermatozóides.
Exercício por si só não transforma completamente sua mobilidade de esperma ao redor . Você precisará comer uma dieta saudável que inclua alimentos ricos em zinco, selênio, folato e antioxidantes. Coma muitas frutas, legumes e cereais integrais. Estes ajudam a combater os danos nos espermatozóides e no sistema reprodutivo e são importantes para uma produção saudável de espermatozóides. Evite toxinas, que afetam diretamente o seu esperma sensível. Pare de fumar, evite o fumo passivo e não beba mais do que uma ou duas bebidas alcoólicas por dia. Evite o manuseio de pesticidas, produtos químicos de jardinagem e produtos químicos para melhoria da casa, como solventes, aconselha MayoClinic.com.