casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Há Negativas de Uso de Estévia?

A estévia é uma pequena erva que permite extrair um adoçante sem caloria que é cerca de 200 vezes mais doce que o açúcar. A Food and Drug Administration, ou FDA, aprovou o uso de stevia como geralmente reconhecido como seguro, ou GRAS, e agora está disponível em pequenos pacotes que você pode usar no seu café da manhã, em vez de açúcar. A estévia tem um sabor diferente do açúcar de mesa, e não se comporta da mesma maneira, por isso não pode ser usado como um substituto direto do açúcar em muitas receitas. Questões permanecem sobre os efeitos da estévia sobre a pressão arterial, o açúcar no sangue e a saúde reprodutiva.

Stevia

A planta da estévia é nativa do Paraguai, onde há muito tempo é usada tanto para suas propriedades medicinais como para adoçar. De acordo com o escritório da Universidade de Nebraska-Lincoln Extension, os paraguaios usam o tratamento da pressão alta e da obesidade. O FDA não aprovou stevia para este uso, mas um estudo de 2003 em "Clinical Therapeutics" indicou alguma melhoria a longo prazo na hipertensão arterial entre os participantes que tomam um suplemento de estévia. A estévia também pode ajudar a equilibrar o nível de açúcar no sangue.

Embora os japoneses tenham começado a usar a estévia como adoçante na década de 1970, os Estados Unidos proibiram inicialmente seu uso. A FDA citou preocupações sobre a segurança em grandes doses. A administração estava particularmente preocupada com a possibilidade de o adoçante aumentar o risco de câncer ou causar problemas reprodutivos. Embora a estévia não seja oficialmente aprovada para tratar diabetes e hipertensão, se você estiver tomando medicamentos para essas condições, tome cuidado para não usar grandes quantidades de estévia para evitar reações adversas.

Sabor

A estévia é doce, mas não é açúcar e não se comporta da mesma maneira. Tem um sabor diferente, que você pode achar amargo. Você pode não provar a doçura tão rápido quanto com açúcar comum, mas, quando o fizer, pode ficar na sua língua mais tempo do que o esperado. A estévia não reage com levedura como o açúcar, por isso não faz o pão crescer da mesma maneira. Você precisará encontrar receitas especiais que usem stevia, já que você não pode simplesmente substituí-lo por açúcar e esperar os mesmos resultados.

Recomendações

Os japoneses usaram stevia por mais de 40 anos, e há ainda é incidência mínima de problemas. Se você está tentando diminuir sua ingestão de calorias para perder peso, mas não gosta do risco envolvido com a sacarina, ou se tiver problemas para tolerar o aspartame, a estévia pode ser uma boa alternativa para você. O adoçante não é para todos - você pode sentir dores de cabeça ou uma dor de estômago. Se você quiser experimentá-lo, use-o em pequenas doses para ver se consegue tolerá-lo. Se estiver preocupado com os problemas de saúde, peça conselho ao seu médico.