O xarope de agave é feito de plantas de agave encontradas no sudoeste americano, no México e em partes da América do Sul. O xarope de agave tem baixo índice glicêmico, mas contém mais calorias que o açúcar. É mais doce que o açúcar, então você pode consumir menos - mas é 90% de frutose, um açúcar simples que pode aumentar os triglicérides e provocar dor abdominal, relata Joy Bauer do Today Today.
Maior risco de doenças cardíacas
O xarope de agave é principalmente frutose - um tipo de açúcar facilmente metabolizado em uma forma de gordura conhecida como triglicérides. Triglicérides elevam os níveis de colesterol, pressão arterial e aumentam o risco de doença cardíaca, de acordo com a Associação Americana do Coração.
Síndrome do Cólon Irritável
Xarope de agave pode causar gases, inchaço e dor abdominal, relata Joy Bauer do Show de hoje. Bauer recomenda o uso de estévia, eritritol, Splenda, Equal ou açúcar, em vez de xarope de agave, se você sofre de IBS.
Alergias
Pessoas alérgicas a qualquer membro da família de plantas Agavaceae devem evitar o uso de xarope de agave. Erupções cutâneas foram relatadas como reação alérgica.