casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que é um adoçante saudável e seguro?

Se você está procurando fazer mudanças fáceis no caminho para perder peso e obter saúde ideal, pode estar pensando em diminuir, se não eliminar, o uso de açúcar refinado. Enquanto para alguns esta mudança pode ser tão fácil quanto tomar uma colher de chá em vez de duas em seu café da manhã, outros procuram mudar de açúcar refinado para adoçantes como mel, o néctar de agave cada vez mais popular, e adoçantes de baixa e não calórica como estévia e Splenda.

Honey

O mel tem 25 mais calorias por colher de sopa do que o açúcar, mas seu sabor é muito mais doce e, portanto, menos pode ser usado. O mel contém partes iguais de frutose e glicose, bem como antioxidantes e uma variedade de vitaminas. O mel mais escuro contém mais antioxidantes do que produtos mais leves.

Agave Nectar

A popularidade do néctar de agave adoçante natural cresceu significativamente nos últimos anos. Os consumidores estão cada vez mais fazendo a mudança do açúcar refinado para o néctar, em parte porque a agave cai muito mais no índice glicêmico do que o açúcar, com um valor de IG cerca de cinco vezes menor do que o açúcar de mesa. Conforme detalhado em um artigo na revista "Eating Well", alimentos mais ricos no IG podem induzir um aumento mais substancial da glicose no sangue, aumentando a quantidade de hormônio insulina circulante na corrente sanguínea. Os alimentos com IG alto são digeridos mais rapidamente que os alimentos com IG baixo, deixando-o mais faminto depois da refeição. Agave contém mais calorias do que o açúcar, mas menos é necessário por causa de seu sabor comparativamente mais doce.

Stevia

Stevia, ou melhor, um extrato da planta estévia, foi aprovado em 2008 pelo FDA para uso como um adoçante em bebidas e alimentos. A estévia é, na verdade, uma erva nativa da América do Sul e tem sido usada pela população nativa há anos. A estévia tem um sabor muito mais doce que o açúcar e fornece zero calorias. Stevia pode ser uma escolha atraente para pessoas com diabetes, porque não afeta o açúcar no sangue.

Splenda

Como reconhecido pelo National Institutes of Health, o adoçante artificial sucralose, marca Splenda, é considerado pela FDA para ser seguro para consumo. Embora alguns relatos argumentem que certos adoçantes artificiais acarretam riscos significativos à saúde, em particular um risco maior de câncer, a FDA, a American Dietetic Association e o National Cancer Institute concluíram que não há evidências suficientes para merecer essas alegações. Embora aprovados para uso pelo público, os adoçantes artificiais não levarão à perda de peso, e os interessados ​​em introduzir o Splenda em sua dieta devem consultar seu médico com quaisquer preocupações.