Os médicos medem glicose, um carboidrato usado pelo seu corpo para geração de energia, na urina. Qualquer valor acima de zero glicose na urina pode indicar anormalidade e pode ser um sinal de alerta para uma condição médica séria - diabetes mellitus. A diabetes pode causar sérios danos à sua circulação, levando a um comprometimento do sistema de múltiplos órgãos ao longo do tempo. Os médicos tratam o diabetes com mudanças na dieta, exercícios e medicamentos.
O que é a glicose?
A glicose estimula o corpo e o cérebro. A maioria dos carboidratos que você consome como parte de sua dieta diária se converte em glicose através de um conjunto de reações bioquímicas que começam em sua boca, continuam em seus intestinos e terminam depois que os carboidratos ingeridos foram transportados para sua corrente sanguínea. Glicose Medida?
Dependendo do motivo pelo qual você está tendo sua glicose medida, seu médico pode querer uma medição de glicose do seu sangue, da sua urina ou do seu líquido cefalorraquidiano. Além disso, dependendo do tipo de teste que você vai ter, você pode ser solicitado a jejuar por pelo menos 8 horas antes do teste. As medições de glicose na urina são tipicamente relatadas em incrementos de números inteiros positivos, e uma medição típica da glicose na urina é mais zero, já que seu rim normalmente não excreta glicose na urina. Uma leitura de glicose na urina mais quatro indicaria que você tem uma concentração extremamente alta de glicose na urina e exigiria avaliação adicional para diabetes e possivelmente cetoacidose diabética.
Doenças com alta glicose na urina
Na grande maioria dos casos, a glicose alta na urina, conhecida como "glicosúria", resulta da hiperglicemia que ocorre com o diabetes mellitus. No entanto, existem alguns distúrbios genéticos que resultam em glicosúria. Por exemplo, a síndrome de Fanconi, um distúrbio genético que faz com que o rim reabsorve mal várias substâncias, resulta em glicosúria. A glicosúria pode ocorrer durante a gravidez, com a maioria das mulheres experimentando um retorno aos níveis normais de glicose na urina após o parto.
Consequências da glicose elevada na saúde
A glicose no sangue atipicamente alta, também conhecida como diabetes mellitus, leva a alterações patológicas no seu sistema circulatório que pode causar sérios danos ao seu coração, rins, nervos e olhos. Isso ocorre porque o excesso de glicose no sangue atribui-se a proteínas encontradas nesses órgãos, alterando irreversivelmente sua função.
Se você tem glicosúria significativa como resultado de diabetes, seu médico pode pedir-lhe para tente modificações no estilo de vida para reduzir a glicose no sangue. Estes incluem comer uma dieta mais saudável e se exercitar regularmente. Se essas medidas não diminuírem adequadamente a glicose no sangue, seu médico poderá receitar medicamentos como a metformina ou a insulina, para baixar a glicose no sangue.