Uma solução padrão de glicose contém uma quantidade conhecida de glicose em uma quantidade conhecida de água. Os cientistas usam soluções padrão de glicose para medir a concentração de glicose em uma solução desconhecida. Estes testes são úteis em muitos experimentos de pesquisa, mas também encontrar aplicação médica prática ao testar pacientes para diabetes.
Glicose
A glicose é uma molécula de açúcar de 6 carbonos, o carboidrato mais comum em seu corpo. As pessoas costumam se referir à glicose como "açúcar no sangue" enquanto circula pelo sangue em uma concentração de cerca de 65 a 110 mg /mL. Classificado como um monossacarídeo, uma aldose, uma hexose e um açúcar redutor, a glicose reduz quimicamente outros compostos nas reações de oxidação /redução ao doar prontamente elétrons. A glicose também é conhecida como dextrose ou D-glicose, devido à sua propriedade dextrorrotatória, a capacidade das soluções de glicose de girar a luz polarizada no plano para a direita.
Soluções padrão
Soluções padrão em geral contêm uma quantidade conhecida de substância dissolvida em uma quantidade conhecida de outra substância. Normalmente, uma solução padrão de glicose refere-se a uma solução de glicose de 1%. Preparar uma solução de glicose padrão de 1% envolve a dissolução de 1 g de glicose em 100 ml de água. Soluções padrão de glicose são usadas para criar curvas de calibração contra as quais soluções desconhecidas são medidas. Essas curvas, então, ajudam a determinar a concentração da solução desconhecida.
Curvas de calibração
As reações de glicose com permanganato de potássio geram curvas de calibração. A glicose prontamente doa elétrons para permanganar íons em uma reação de oxidação-redução. A taxa dessa reação de oxidação-redução depende da concentração de glicose em solução. Soluções de íons permanganato têm uma cor roxa rosada distinta. Quando esta solução é reduzida, torna-se incolor. Medindo as diferentes taxas nas quais diferentes concentrações conhecidas de glicose tornam a solução rosa incolor, você pode gerar um gráfico ou "curva de calibração" da concentração de glicose versus tempo.
Usando Curvas de Calibração -
Depois de gerar uma curva de calibração usando uma solução padrão de glicose e permanganato de potássio, você pode determinar a concentração de glicose em uma solução desconhecida. Adicione o mesmo volume da solução contendo glicose desconhecida que você adicionou da solução contendo glicose conhecida, à solução de permanganato de potássio rosa. Por exemplo, se você usou 2 mL de sua solução de glicose a 1 por cento ao fazer sua curva de calibração de glicose, use 2 mL de sua solução desconhecida contendo glicose. Meça a taxa na qual a solução desconhecida deixa a solução de permanganato rosa clara. Compare essa taxa com a taxa das soluções de glicose conhecidas e você pode determinar a concentração da glicose em sua solução desconhecida. Por exemplo, se a sua solução desconhecida tomou o mesmo tempo para deixar a solução rosa clara como a solução de 1%, então sua solução desconhecida contém 1% de glicose. Se demorou metade do tempo, ele contém 0,5 por cento de glicose.
Medical Use
Soluções de glicose padrão ajudam a medir a concentração de glicose no sangue de pacientes que se acredita ter diabetes. A glicose sanguínea pode ser medida quando uma pessoa jejuou, ou como parte de um teste oral de tolerância à glicose, conhecido como OGTT. Estes testes medem os níveis de glicose em amostras de sangue retiradas do paciente usando o princípio de calibração para soluções de glicose padrão conhecidas. Os níveis normais de glicose no sangue em jejum estão entre 70 e 90 mg /dL, enquanto que as concentrações de glicose inferiores a 140 mg /dL indicam níveis normais de glicose no sangue pela OGTT. , , ] ]