casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que é uma leitura alta de glicose no sangue?

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, mais de 23 milhões de americanos têm diabetes, com outros 57 milhões no estágio conhecido como pré-diabetes. O diabetes resulta da incapacidade do corpo em processar açúcar na corrente sanguínea e pode levar a grandes problemas de saúde e até à morte se não for tratado. Uma das maneiras de detectar diabetes é através de leituras de glicose no sangue. Quando você comer qualquer coisa contendo carboidratos, o processo de digestão passa a glicose para a corrente sanguínea. O pâncreas produz um hormônio chamado insulina, que leva essa glicose para os órgãos do corpo para uso como combustível. Quanto mais açúcar existir na corrente sanguínea, mais insulina o pâncreas produzirá para utilizá-lo.

Problemas com Insulina

Problemas com os níveis de açúcar no sangue podem acontecer por várias razões. O pâncreas pode não produzir insulina suficiente para remover a glicose do sangue, levando a um excesso na corrente sanguínea. Uma dieta rica em carboidratos também pode forçar o pâncreas a produzir em excesso a insulina até o ponto em que as células desenvolvem uma resistência contra seus efeitos. Os médicos podem diagnosticar essas condições, medindo a glicose do sangue sob circunstâncias específicas. Os exames de sangue medem os níveis de glicose em miligramas por decilitro. O teste preferencial para medir o açúcar no sangue é o teste de glicose no sangue em jejum. Este é um teste administrado logo pela manhã, após pelo menos oito horas de jejum, para evitar qualquer glicose persistente de uma refeição recente. De acordo com a National Diabetes Information Clearinghouse, qualquer medida acima de 125 mg /dL é um indicador de diabetes e exigirá tratamento.

Medição pós-refeição

Outro método de medir a glicose no sangue testa a capacidade do corpo de utilizar açúcar depois de uma refeição. Fazer uma leitura duas horas depois de uma refeição pode lhe dar uma idéia de como seu corpo processa a glicose e se há alguma resistência à insulina presente. No ambiente clínico, um teste oral de tolerância à glicose envolve beber uma solução de 75g de açúcar dissolvido em água e verificar os níveis sanguíneos duas horas depois. Nestes testes, qualquer leitura acima de 200mg /dLr é um indicador de diabetes, de acordo com a National Diabetes Information Clearinghouse.

Prediabetes

Mesmo que os níveis de glicose no sangue não indiquem diabetes, o NDIC afirma que números elevados pode ser um sinal de problemas no caminho. Se os seus níveis de glicose em jejum estiverem entre 100 mg e 124 mg /dl, é um indicador de glicose em jejum prejudicada, indicando um problema com a capacidade do organismo de metabolizar a glicose por longos períodos. Uma leitura pós-refeição de 140 a 199 mg /dL é um indicador de tolerância à glicose diminuída, uma resistência à insulina no sangue. Qualquer uma dessas condições pode evoluir para diabetes total se não for tratada.