casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Onde está a glicose encontrada na natureza?

A glicose é um carboidrato, o que significa que ela é composta dos elementos carbono, hidrogênio e oxigênio. É uma das moléculas orgânicas mais comuns, ou à base de carbono, na natureza, e é a principal fonte de energia para muitos organismos vivos. Existem muitas fontes de glicose na natureza, tanto em alimentos e em outros lugares.

Significado

O significado da molécula de glicose na natureza é de longo alcance. Não é apenas uma molécula nutricional muito importante e uma fonte de energia para as células, também é estrutural. As plantas sintetizam a glicose combinando o dióxido de carbono com a água, usando o sol como fonte de energia. Grande parte do material estrutural de uma planta - celulose - é composta de glicose, diz Drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica".

Muitos organismos dependem da glicose de fontes de alimento para energia. Muitos também armazenam glicose na forma de uma longa cadeia de moléculas de glicose para atender às necessidades de energia quando os suprimentos de comida são escassos. Os humanos armazenam glicose no fígado como uma cadeia chamada glicogênio, diz o Dr. Lauralee Sherwood em "Fisiologia Humana". As plantas armazenam glicose em uma cadeia longa similar de unidades de açúcar, chamada amilose, ou amido. Outros animais podem comer plantas para alimentação devido à amilose armazenada.

Considerações

Os seres humanos obtêm glicose da amilose armazenada de uma planta quando consomem plantas. A amilose não tem gosto doce, apesar do fato de que é composto de unidades de açúcar glicose. Os seres humanos não conseguem digerir a celulose, o material estrutural à base de glicose de uma planta, porque eles não têm as enzimas, explica o Dr. Sherwood. Fontes adicionais de glicose nos alimentos incluem açúcares, como açúcar de mesa e açúcar de leite. Tanto o açúcar de mesa quanto o açúcar de leite consistem em glicose combinada com uma molécula de açúcar diferente.

Concepções errôneas

Como alguns animais comem grama e folhas, é comum supor que eles podem digerir a celulose que compõe a maior parte do açúcar. o material vegetal. Os animais que são capazes de "digerir" a celulose, na verdade, dependem de uma relação simbiótica com as bactérias em seus tratos digestivos, diz o dr. Mary Campbell e Shawn Farrell em "Bioquímica". As bactérias podem digerir a celulose, e o animal que come a grama, por sua vez, digere as bactérias.

Expert Insight

Enquanto apenas algumas fontes de glicose na natureza podem fornecer energia aos seres humanos - açúcar e amido são digeríveis, a celulose não é - glicose indigesta é importante para a dieta humana. A celulose é mais comumente chamada de fibra alimentar e ajuda a melhorar a saúde de várias maneiras. Aumenta o volume digestivo e auxilia na função mecânica do sistema digestivo, absorve colesterol e toxinas e ajuda a promover uma sensação de plenitude que evita excessos.