Dextrose é outro nome para glicose, que é um açúcar que é onipresente na natureza e no corpo humano. Seu corpo usa glicose ou dextrose como uma importante fonte de energia celular, o que significa que é um nutriente essencial que ajuda a manter a saúde. No entanto, é possível comer muita dextrose, o que pode levar a complicações na gravidez.
Dextrose
A molécula de dextrose é um monossacarídeo, o que significa que consiste de uma única unidade de açúcar, explicam os Drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". A molécula tem a fórmula química C6H12O6 e é comum na natureza por conta própria e quimicamente combinada com outros monossacarídeos para formar açúcares maiores e moléculas de amido. Enquanto os químicos tendem a chamar o açúcar pelo seu nome alternativo, a glicose, é mais frequente vê-lo referido como dextrose nos rótulos nutricionais.
Absorção e uso celular
Durante a gravidez, assim como quando você Se você não estiver grávida, quando consumir dextrose, seu trato digestivo irá absorvê-lo na corrente sanguínea sem precisar digeri-lo primeiro. Uma vez no sangue, a dextrose torna-se uma fonte de energia para as células, que a retiram da corrente sanguínea conforme necessário. Suas células queimam quimicamente a dextrose na presença de oxigênio, um processo que gera ATP, ou trifosfato de adenosina. O ATP é uma espécie de "moeda química" que as células usam para alimentar vários processos.
Se você consome mais dextrose do que as células precisam em um determinado momento, elas podem convertê-lo em um de dois formas de armazenamento. O glicogênio é um carboidrato que o fígado e os músculos produzem a partir da dextrose, explica o Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology". Como alternativa, você pode converter o excesso de dextrose em triglicerídeos, que são moléculas de gordura. Você, então, armazená-los no tecido adiposo, e eles se tornam uma fonte de energia para os períodos posteriores de jejum. Considerações
Dextrose é perfeitamente seguro para consumir durante a gravidez, desde que você não consome em excesso. Se você comer demais dextrose quando estiver grávida, pode ganhar gordura corporal, como se estivesse grávida. Drs. Michael Roizen e Mehmet Oz notam em seu livro "You: Having A Baby" que é melhor ganhar cerca de 25 a 35 libras. durante a gravidez; o consumo excessivo de dextrose pode colocá-lo acima da quantidade recomendada e predispõe à diabetes gestacional e outras complicações.