casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A proteína tem um papel na digestão dos carboidratos?

A proteína retarda a digestão dos carboidratos e a produção de glicose, o que pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Quanto mais rápido o corpo puder digerir os carboidratos simples, mais rápido e mais alto será o nível de açúcar no sangue. Proteína e gordura retardam a absorção de carboidratos; comer uma combinação de gordura, proteína e carboidratos em cada refeição ajuda a regular os níveis de glicose e insulina em seu corpo.

Glicarose e glicose A glicose é a principal fonte de energia do corpo e é facilmente produzida a partir de carboidratos simples. Carboidratos simples são aqueles com um ou dois açúcares; carboidratos complexos têm três ou mais açúcares. Açúcar de mesa, xarope de bordo e mel são carboidratos simples, como é a frutose, que ocorre naturalmente em frutas e lactose, um açúcar em produtos lácteos. Carboidratos simples digerem rapidamente - geralmente em 15 a 30 minutos - e têm um impacto imediato nos níveis de açúcar no sangue. Carboidratos complexos, como a fibra, levam mais tempo para serem digeridos e afetam menos a produção de glicose.

Produção de Glicose e Insulina

Proteína retarda a digestão; Comer proteínas e carboidratos ao mesmo tempo retarda a capacidade do seu corpo de produzir glicose. Mantendo a glicose e a produção de insulina estáveis, você pode evitar o perigoso ciclo de açúcar elevado e baixo no sangue que pode levar a excessos, ganho de peso e resistência à insulina. Comer uma dieta rica em carboidratos simples pode aumentar rapidamente os níveis de glicose. Seu pâncreas responde produzindo insulina; quanto mais rápido os níveis de glicose aumentam, mais insulina o pâncreas libera para a corrente sanguínea. Demasiada insulina pode levar a baixa de açúcar no sangue, e seu corpo é enganado em acreditar que você precisa comer novamente. Glicose não usada imediatamente para a energia é armazenada como gordura.

Digestão

A digestão é tanto um processo físico e químico. Começa na boca com a enzima de mastigação e de digestão da saliva, chamada amilase, que decompõe os carboidratos. Carboidratos, gorduras e proteínas precisam de enzimas específicas para quebrá-las, para que seu corpo possa absorver seus nutrientes. Essas enzimas estão localizadas em diferentes partes do sistema digestivo. Uma das razões pelas quais os carboidratos digerem tão rapidamente é que a digestão começa na boca para o açúcar; mas as enzimas que quebram as proteínas e gorduras estão localizadas mais abaixo no seu trato digestivo. O índice glicêmico, ou IG, é um sistema que mede e marca os carboidratos com base na rapidez com que seu corpo digere eles e quão rapidamente eles podem aumentar o açúcar no sangue. Os carboidratos com alto teor de gordura têm os tempos de digestão mais lentos, porque a gordura é quebrada ainda mais lentamente que a proteína. A velocidade da digestão depende da proporção de carboidratos, proteínas e gordura que você ingere. Alimentos com baixa pontuação no IG demoram mais tempo para serem digeridos. Você pode retardar a digestão de carboidratos adicionando proteína e /ou gordura à sua refeição.