Os carboidratos que você consome contêm amido e açúcares. O amido é uma molécula grande que compreende unidades de glicose dispostas em uma configuração ramificada. Açúcares de alimentos são comumente monossacarídeos, ou moléculas de açúcar único, e dissacarídeos, que são moléculas de dois açúcares unidos. Por exemplo, glicose e frutose são monossacarídeos, enquanto a sacarose é um dissacarídeo composto de uma glicose e uma frutose. Seu corpo processa os açúcares por meio da digestão, absorção e metabolismo. Se o alimento que você come contém amido, sua digestão começa em sua boca, onde a amilase salivar cliva moléculas de glicose da molécula de amido. O restante da digestão do amido ocorre em seu intestino delgado com a ação de outra amilase secretada pelo pâncreas. Além disso, as enzimas digestivas conhecidas como dissacaridases dividem os dissacarídeos em monossacarídeos. Por exemplo, os clipes de sacarose sacarose em glicose e frutose, e lactase cliva a lactose em glicose e galactose. Quando seu corpo processa todos os seus carboidratos digeríveis em monossacarídeos de açúcar único, eles estão prontos para a absorção pelo seu intestino delgado.
Absorção
Alinhando seu intestino delgado são multidões de dobras chamadas vilosidades, e alinhando suas vilosidades são estruturas conhecidas como microvilosidades. Esta característica arquitetônica do intestino delgado aumenta muito a área de absorção do sistema digestivo. Do lado do intestino das vilosidades e microvilosidades, as células intestinais são proteínas especiais chamadas transportadores de hexose. Esses transportadores de açúcar ligam os monossacarídeos livres em seu intestino e os transportam, um a um, através da membrana celular até o interior da célula intestinal. Uma vez dentro da célula, os açúcares se movem para o outro lado da célula, onde diferentes transportadores de hexose os depositam nos capilares adjacentes à célula intestinal. A partir daí, os açúcares passam para o sangue para processamento posterior.
Metabolismo
Quando as moléculas de glicose, frutose e galactose chegam ao sangue, elas vão para o fígado e para outras células. Seu corpo pode então processar esses açúcares para sintetizar glicogênio, ácidos graxos ou certos aminoácidos. Alternativamente, suas células podem oxidar monossacarídeos para derivar as células de energia necessárias para várias funções fisiológicas. A oxidação dos açúcares dentro de suas células resulta na formação de adenosina trifosfato, uma molécula de alta energia que fornece energia para impulsionar as reações biológicas em suas células; dióxido de carbono, um produto residual do metabolismo do açúcar; e água.
Considerações
Embora as proteínas e gorduras possam fornecer energia ao seu corpo, os açúcares são a fonte de energia predominante que suas células usam como combustível. Carboidratos fornecem 4 calorias de energia por g que você consome, se você as come como amido ou como açúcares simples. Consumir mais carboidratos do que seu corpo precisa, no entanto, pode fazer com que você converta o excesso de calorias em gordura para armazenamento a longo prazo.