casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Função Ribose

A ribose é um açúcar simples que é composto de cinco átomos de carbono. Como a glicose, que é usada em seu corpo para produção de energia, a ribose é classificada como um monossacarídeo. Ao contrário da glicose, a ribose não é diretamente oxidada para fornecer energia para o metabolismo celular. Em vez disso, a ribose é incorporada em moléculas que são usadas para transferir energia de um lugar para outro dentro de suas células. Também serve como um componente estrutural crítico dos cromossomos e forma a base do aparato transcricional que traduz os genes em proteínas.

Cromossomo Estrutura

Seus cromossomos servem como “bibliotecas” para todas as informações que fazem você quem é você. Esta informação é armazenada de forma codificada ao longo de conjuntos de duas cadeias de ácido desoxirribonucleico interligado, ou DNA. Cada cromossomo é organizado em uma hélice que se assemelha a uma escada torcida. Enquanto seu código genético está contido dentro dos membros cruzados individuais, ou degraus, da escada, a espinha dorsal de cada uma das duas fitas de DNA é composta de unidades repetidas de ribose.

Transcrição Genética

Antes da informações em seus cromossomos podem ser utilizadas, seções pertinentes devem ser extraídas de seus repositórios armazenados em seus cromossomos e traduzidas em uma forma que possa ser interpretada por suas células. Como páginas extraídas de um livro, ácido ribonucléico ou RNA, compreende a forma traduzida de dados genéticos que podem ser empregados por suas células para produzir proteínas estruturais, enzimas e outras moléculas importantes. Assim como o DNA, o RNA é construído a partir da repetição de moléculas de ribose. Além disso, os ribossomos, que agem como óculos para "ler" a mensagem contida no RNA, são eles mesmos compostos de RNA e proteínas.

Energy Transfer

O ciclo de Krebs, também conhecido como ácido cítrico ou tricarboxílico. ciclo ácido, é uma série coordenada de reações químicas dirigidas por enzimas que permite às células converter carboidratos, gorduras e proteínas em energia metabólica. A energia que é derivada do ciclo de Krebs é temporariamente armazenada em uma molécula chamada nicotinamida adenina dinucleotídeo, ou NAD. Duas moléculas ribose formam o esqueleto estrutural do NAD e sua forma energizada, chamada NADH. Uma vez gerado no ciclo de Krebs, o NADH pode doar sua energia para outra importante molécula chamada adenosina trifosfato, ou ATP. Em ATP, ribose serve como um link fixo entre as porções estáveis ​​e energizadas da molécula.

Um suplemento para musculação

Ribose é comercializado como um suplemento para fisiculturistas e atletas de resistência. Ostensivamente, o consumo de ribose extra fornece o substrato para produzir mais ATP e NAD, melhorando assim o desempenho e a recuperação atlética. De acordo com um estudo publicado em uma edição de 2006 do "Journal of Strength and Conditioning Research", há pouco apoio científico para essa noção. No entanto, uma revisão de 2010 em "Patentes recentes em descoberta de drogas cardiovasculares" atesta os efeitos benéficos da D-ribose, a forma natural da ribose, na reposição de níveis de energia celular deficientes no músculo cardíaco lesionado. Se você acha que a suplementação de ribose seria útil para você, consulte seu médico.