As características físicas determinam se a molécula de glicose pode ser metabolizada para energia e como isso afeta sua saúde. Quando algumas características de uma molécula de glicose mudam, ela se torna um açúcar diferente. E quando você cozinha, várias qualidades diferentes determinam a maneira como seus pratos se tornam.
Molecular Shape
A glicose existe em uma variedade de formas, e os dois mais básicos são a L-glicose e D-glicose. Ambas as formas têm a mesma composição química, mas suas partículas componentes são organizadas como imagens espelhadas umas das outras.
Essas diferentes formas, chamadas isômeros, são características significativas porque determinam como o açúcar funciona dentro de seu corpo. D-glicose, também conhecida como dextrose, é um açúcar simples que ocorre naturalmente nos carboidratos e ajuda a abastecer seu corpo. L-glicose também é um açúcar simples, mas seu corpo não pode metabolizá-lo para a energia.
A glicose também pode formar uma estrutura em forma de anel que tem dois isômeros adicionais. No entanto, essas formas se conectam para formar grandes moléculas de amido e celulose, carboidratos complexos com propriedades diferentes da L-glicose.
Tamanho e Solubilidade
A L-glicose é uma molécula pequena, ainda menor que um vermelho. glóbulos sanguíneos ou a fina membrana que envolve as células. Também se dissolve na água. Ambas estas características são vitais quando se trata de sua saúde. Eles permitem que a glicose seja rapidamente digerida, absorvida na corrente sanguínea e facilmente transportada através do fluido corporal à base de água.
O tamanho e a solubilidade da molécula ajudam a aumentar rapidamente a energia depois de consumir carboidratos contendo glicose, como grãos e frutas. Por outro lado, essas características também significam que a glicose pode aumentar o açúcar no sangue, o que pode levar ao ganho de peso e causar problemas de saúde se você for diabético.
Pó de sabor doce
A glicose é um doce branco - Pó de sabor, por isso pode ser usado como adoçante, mas geralmente é combinado com outros açúcares. Em uma escala de doçura relativa, a glicose tem uma pontuação de 0,74, comparada à frutose, com uma classificação de 1,74. Eles são combinados em quantidades iguais para fazer sacarose, ou açúcar de mesa, que tem um nível de doçura de 1.
Glicose e frutose têm a mesma quantidade de carbono, oxigênio e hidrogênio, mas em cada açúcar, as partículas são organizados em formas ligeiramente diferentes. As formas únicas determinam se é frutose ou glicose, bem como o nível de doçura.
Impacto na Culinária
Várias características físicas da glicose, assim como a sacarose e outros açúcares, afetam seu papel na preparação de alimentos. . Juntamente com o benefício óbvio de aumentar a doçura, a característica doce do açúcar melhora ou diminui outros sabores. Por exemplo, o açúcar é adicionado ao molho de tomate para reduzir seu sabor ácido.
A solubilidade do açúcar e a tendência a absorver água ajudam a amaciar a massa à base de levedura e a adicionar espessura às bebidas. Seu ponto de congelamento impede que cristais se desenvolvam em alimentos congelados. O ponto de fusão da glicose, frutose e sacarose é especialmente importante na culinária. À medida que os açúcares atingem seu ponto de fusão, eles caramelizam, contribuindo com coloração marrom e profundidade de sabor.