Amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e glândulas produtoras de saliva. O principal papel da amilase é decompor carboidratos, que são encontrados em alimentos como grãos, nozes, sementes, legumes, verduras, frutas e laticínios. Ele começa a quebrar os carboidratos enquanto mastiga os alimentos e continua esse processo durante todo o restante do processo digestivo.
Produção de energia
O papel da amilase na quebra de carboidratos ajuda na disponibilidade de energia para o seu corpo. Como a amilase quebra os carboidratos nos alimentos, seu corpo converte esses nutrientes em glicose, uma fonte primária de combustível. A glicose é um tipo de açúcar que é necessário para a atividade física, especialmente durante o exercício. Baixos níveis de glicose no sangue, medicamente conhecidos como hipoglicemia, podem produzir fadiga e fraqueza muscular. A hipoglicemia severa também pode causar desmaios e tonturas.
A glicose produzida pela quebra de carboidratos pela amilase é necessária para a função cognitiva adequada. A glicose é a principal fonte de combustível para o cérebro e ajuda a manter o estado de alerta, as funções de aprendizado e a memória. O papel da amilase na produção de glicose pode ajudá-lo a se concentrar no trabalho e nas tarefas escolares, melhorar a retenção e a recuperação de informações e melhorar o desempenho nos exames. A disponibilidade de glicose no cérebro também pode ajudar a equilibrar a produção de substâncias químicas de neurotransmissores, particularmente a serotonina e a dopamina, que ajudam a regular as funções do humor.
O efeito da amilase na produção de energia do corpo e do cérebro depende parcialmente nos tipos de carboidratos que você consome. Carboidratos simples, que são encontrados em pães brancos, massas, doces e açúcares refinados, são rapidamente decompostos em glicose. Isso pode causar um curto e rápido pico de energia, que é seguido por fadiga quando o corpo sinaliza a produção de insulina para levar o excesso de glicose para longe das células do cérebro, órgãos e músculos. A amilase quebra carboidratos complexos a uma taxa mais lenta - isso pode ajudar a manter os níveis de energia constantes, evitando os picos e quedas associadas ao consumo de carboidratos simples. Carboidratos complexos são encontrados em massas e pães integrais, sementes, nozes e a maioria dos vegetais, exceto vegetais ricos em amido, como milho e batata.
Diagnóstico de Doenças
Altos níveis de amilase no sangue ou na urina podem indicar doença pancreática. Seu médico pode tomar uma amostra de sangue ou urina para ajudar a diagnosticar distúrbios do pâncreas, particularmente pancreatite e pseudocistos pancreáticos. Um alto nível de amilase no sangue também pode indicar a presença de cetoacidose diabética.