A glicose é um carboidrato encontrado na maioria dos alimentos que seu corpo usa como energia. Seus níveis no sangue são rigidamente regulados por hormônios, incluindo insulina e glucagon. Toda a sua glicose é eventualmente filtrada pelos seus rins e reabsorvida em seu sangue por transportadores específicos de glicose. Se você tem muita glicose no sangue, ela pode não ser reabsorvida com eficácia. Este processo ocorre em diabetes mellitus descontrolada, e pode ter sérios efeitos a curto e longo prazo.
O que é glicose?
A glicose é um carboidrato simples que a maioria do seu corpo usa como sua principal fonte de energia, e seu cérebro usa como sua única fonte de energia. É encontrado em quase todos os alimentos que você come, seja como a própria glicose, ou como um carboidrato mais complexo que é decomposto em glicose no intestino durante o processo de digestão e absorção.
Homeostase da Glicose
A glicose no sangue é mantida dentro de um intervalo muito estreito. Muito pouco é conhecido como hipoglicemia, uma condição que pode levar ao coma e à morte. Demasiada, durante muito tempo, é conhecida como diabetes mellitus, uma doença que pode causar danos a pequenos vasos sanguíneos do seu corpo, levando ao coração, rim, sistema nervoso e disfunção ocular. Quando há muita glicose no sangue, o corpo libera insulina, o que faz com que a glicose seja absorvida e armazenada no fígado e nas células musculares. Quando há pouca glicose no sangue, o corpo libera glucagon, que faz com que o fígado liberte glicose armazenada e produza nova glicose para ser liberada no sangue.
Filtragem e Reabsorção de Rins
Todo o sangue é filtrado pelos seus rins para fazer urina. Como resultado desta filtração, as moléculas mais pequenas do sangue tornam-se parte da urina durante um curto período e, se forem moléculas necessárias, são reabsorvidas pelos rins e devolvidas ao sangue. A glicose é uma dessas moléculas - toda a glicose do sangue é filtrada pelo rim em uma presumível poça de "urina", mas é então reabsorvida em seu sangue, de modo que sua urina normalmente não contém glicose. Reabsorção de glicose
A glicose é reabsorvida no rim juntamente com sódio em um tipo de transportador conhecido como "transportador de glicose dependente de sódio". No entanto, como há um transportador físico necessário para que a glicose seja reabsorvida, não é de surpreender que o excesso de glicose possa sobrecarregar a capacidade desse transportador de reabsorver a glicose de forma eficaz. Praticamente, isso geralmente acontece quando as concentrações de glicose no sangue estão acima de 300 miligramas de glicose por decilitro, ponto em que a glicose começa a aparecer em sua urina.
E se a glicose estiver na sua urina?
Os efeitos a curto prazo de ter glicose na urina - ou glicosúria - têm a ver com o equilíbrio hídrico. A glicose é capaz de puxar água livre para a urina. Como resultado, o excesso de glicose na urina pode esgotar a quantidade de líquido que você tem em seus vasos sanguíneos através de um processo chamado diurese osmótica. Isso pode causar distúrbios de fluidos e eletrólitos que podem exigir que a admissão hospitalar seja corrigida. O efeito a longo prazo de ter glicose na urina é que a glicosúria normalmente significa que você tem diabetes mellitus, uma condição que pode causar uma diminuição significativa na expectativa de vida se não for tratada. , , ] ]