casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Hiperglicemia e emagrecimento

A hiperglicemia é uma condição que ocorre quando os níveis de glicose no sangue sobem acima da contagem normal. Esta condição pode ser causada por muitas coisas, mas ocorre porque o corpo não está produzindo insulina suficiente para quebrar a glicose. O resultado é uma alta liberação de glicose na corrente sanguínea. A hiperglicemia pode ser leve ou grave e deve ser tratada logo que detectada para os melhores resultados.

Sintomas de hiperglicemia

Os sintomas da hiperglicemia, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde, são fome, nervosismo, tremores, suores, tonturas, sonolência, confusão, fraqueza, dificuldade em falar claramente e ansiedade. A hiperglicemia também pode ocorrer enquanto você dorme, o que causa pesadelos, umidade de lençóis e roupas, e confusão ou irritabilidade ao acordar.

Perda de peso e hiperglicemia

A perda de peso associada à hiperglicemia é devida a uma baixa nível de insulina. A insulina permite ao corpo decompor o glicogênio em energia. Quando os níveis de insulina estão muito baixos, de acordo com o banco de dados do Hospital e Clínicas da Universidade de Iowa, o corpo começa a decompor sua própria gordura armazenada em energia. Isso faz com que o peso rápido e perda de gordura. De acordo com James Norman, M.D., FACS, FACE e autor do EndocrineWeb, a fome freqüente ocorre em pacientes com hiperglicemia devido à sua incapacidade de usar glicose como energia. Como a glicose é liberada na urina e na corrente sanguínea, em vez de ser usada pelo corpo para obter energia, ocorre perda rápida de peso.

Hiperglicemia e cetoacidose

Se a hiperglicemia continuar sem tratamento, alerta os pesquisadores dos Hospitais da Universidade de Iowa e Banco de dados de clínicas, uma condição conhecida como cetoacidose pode ocorrer. Quando o corpo quebra as gorduras, ele envia cetonas para o fluxo de urina. Cetonas em excesso na urina podem causar cetoacidose, uma condição perigosa que pode causar micção freqüente, desidratação excessiva e até vômitos.

Avisos

Se não tratada, a hiperglicemia pode causar muitas complicações, como tontura, desidratação, e náusea. Pior ainda, pode ocorrer cetoacidose, que é uma situação de emergência. Enquanto os sintomas se desenvolvem lentamente, a condição é extremamente perigosa. Pesquisadores da Universidade de Iowa alertam que um médico deve ser notificado imediatamente se você tiver algum dos sintomas acima. Enquanto hiperglicemia pode causar perda de peso rápida, não é uma maneira segura de perder peso. Pelo contrário, é um sinal de disfunção no corpo. Se você tiver sintomas de hiperglicemia, consultar um médico cedo ajudará a evitar complicações adicionais associadas à condição.