A diabetes é uma doença que interfere na capacidade do seu corpo de usar glicose ou açúcar no sangue. A glicose serve como fonte primária de energia para as células musculares e teciduais. O manejo adequado dos seus níveis de glicose - incluindo o reconhecimento dos gatilhos que causam o aumento de açúcar no sangue - é vital para a saúde a longo prazo.
Um nível elevado de glicose pode indicar que você recentemente Comido, como o açúcar no sangue sobe por até duas horas após o consumo de alimentos e, em seguida, começa a diminuir. Evite um pico de glicose comendo refeições ao mesmo tempo diariamente, o que manterá o açúcar no sangue em uma faixa saudável, relata MayoClinic.com. Carboidratos, incluindo pão, arroz e doces, afetam seus níveis de glicose em um grau maior do que gordura ou proteína, então planeje seus cardápios com cuidado.
Hiperglicemia
O excesso de consumo de alimentos pode elevar o açúcar no sangue a níveis perigosos, uma condição conhecida como hiperglicemia. Os sintomas da hiperglicemia incluem fadiga, micção freqüente e sede constante. Deixada sem tratamento, a condição pode aumentar o risco de problemas graves de saúde, incluindo coma diabético.
Falta de exercício
Exercício mantém seu açúcar no sangue baixo, como seus músculos consomem glicose de energia. Manter-se ativo também ajuda seu corpo a responder melhor à medicação de insulina, enquanto um estilo de vida sedentário aumenta sua probabilidade de aumentar a glicose e a obesidade. Procure a permissão de seu médico antes de se comprometer com um plano de exercícios e monitore seu nível de açúcar no sangue antes, durante e depois de qualquer atividade extenuante, sugere a Associação Americana de Diabetes.
Siga as orientações para garantir dose recomendada de insulina ou outros medicamentos, como o uso de medicamentos indevidamente ou na dose errada pode elevar os níveis de glicose. Verifique a data de vencimento da sua medicação e sempre pergunte ao seu médico ou farmacêutico se um novo medicamento pode afetar o açúcar no sangue.
Doença Quando o seu corpo gera hormônios para ajudar a combater a doença, esses hormônios podem elevar o seu níveis de açúcar no sangue e reduzir a eficácia da insulina, diz MayoClinic.com. Informe o seu médico se você tiver náuseas e vômitos que o impeçam de comer e, quando possível, atenha-se ao plano de refeições recomendado pelo seu médico para aumentar suas chances de manter um nível saudável de açúcar no sangue. Os níveis de glicose aumentam como parte da resposta do corpo ao estresse, enquanto os hormônios liberados para combater o estresse enfraquecem a eficácia da insulina. O controle adequado do estresse é essencial para aqueles que têm diabetes, relata a American Diabetes Association. Considere o uso de técnicas de relaxamento e evite situações que possam criar ansiedade. Alerte seu médico se sentir que seu estresse é incontrolável.
Menstruação
O MayoClinic.com indica que as mulheres com diabetes podem notar níveis elevados de glicose na semana anterior ou durante o ciclo menstrual quando os hormônios flutuam. Monitore seu nível de açúcar no sangue mensalmente para determinar quando ocorre a elevação relacionada ao período menstrual. Seu médico pode sugerir mudanças em seus medicamentos, exercícios e um plano de refeições para acomodar as mudanças mensais.
, , ] ]