casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Por que o nível de glicose no sangue é mais alto quando acordo pela primeira vez?

Cerca de 23,6 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm diabetes. As pessoas com diabetes não produzem insulina suficiente ou suas células não reconhecem a insulina. A insulina move a glicose, sua principal fonte de energia, do sangue para as células. Sem insulina, a glicose se acumula no sangue e deixa o corpo através da urina. Isso significa que seu corpo perde sua principal fonte de combustível, que seu corpo precisa para funcionar corretamente. Se você tem diabetes, você pode notar que seus níveis de glicose no sangue são maiores quando você acorda pela primeira vez. Isso pode ocorrer por alguns motivos.

Se você tem diabetes, você precisa manter os níveis de açúcar no sangue o mais próximo possível do normal, diz a Cleveland Clinic. Isso significa monitorar seus níveis de glicose no sangue em casa. Há muitos problemas sérios que podem surgir dos níveis de glicose que são muito altos ou baixos, diz o "Jornal de Endocrinologia Clínica e Metabolismo". Estes incluem doença cardíaca, acidente vascular cerebral, cegueira, doença renal e nervosa. De acordo com MedlinePlus, monitorando o seu açúcar no sangue vai ajudar você a ver padrões em seus níveis, potencialmente alertando você para o fato de que seus níveis são altos pela manhã.

Fenômeno Dawn

O fenômeno da aurora é o nome para os níveis elevados de açúcar no sangue em Nas primeiras horas da manhã, a Associação Americana de Diabetes observa que isso ocorre se você tem diabetes ou não, mas é especialmente notado se você verificar seus níveis de açúcar no sangue todas as manhãs. É atribuível a mudanças naturais do corpo que ocorrem enquanto você dorme. Quando você está no seu sono mais profundo, geralmente entre a meia-noite e três horas, seu corpo tem pouca necessidade de insulina.De acordo com a Cleveland Clinic, qualquer insulina que você tomar durante a noite faz com que seu nível de açúcar no sangue s para cair drasticamente neste momento. Entre 3h e 8h, sua dose de insulina na hora de dormir está começando a se desgastar e seu corpo também começa a liberar glicose armazenada em preparação para o dia seguinte e hormônios que tornam seu corpo menos sensível à insulina. Esta combinação de eventos significa níveis elevados de açúcar no sangue quando você acorda.

Efeito Somogyi

Também conhecido como hiperglicemia rebote, o efeito Somogyi é devido mais a má gestão do diabetes do que as causas naturais do fenômeno amanhecer, diz a Cleveland Clinic. Em alguns casos, tomar muita insulina no início da noite, ou não ter um lanche suficiente na hora de dormir, faz com que o açúcar no sangue caia demais durante a noite. Isso resulta em seu corpo liberando hormônios para tentar aumentar seus níveis de açúcar, levando a níveis elevados quando você acorda. Alternativamente, se a sua dose de insulina de ação prolongada na hora de dormir não for suficiente, você também pode ter altos níveis de açúcar no sangue pela manhã.

Para determinar se seus níveis elevados de glicose no sangue matinal Devido ao fenómeno do alvorecer ou do efeito Somogyi, o seu médico irá provavelmente pedir-lhe para verificar os seus níveis de açúcar no sangue entre as 2:00 e as 3:00 da manhã por várias noites seguidas. Se seus níveis estão consistentemente baixos neste momento, você provavelmente está experimentando o efeito Somogyi. Se os seus níveis são normais ou altos, há uma chance maior de que seus altos níveis sejam devidos ao fenômeno do amanhecer. O tratamento certo para você depende de quais são os seus níveis de açúcar no sangue durante a noite. O seu médico pode sugerir que altere a dose nocturna de insulina de acção prolongada, altere o tipo de insulina que toma antes de dormir, tome insulina extra durante a noite, aumente a dose matinal de insulina ou mude para uma bomba de insulina, que liberará insulina adicional pela manhã. Seu médico também pode sugerir que você não coma um lanche de carboidrato na hora de dormir ou coma um café da manhã mais leve.