casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O açúcar causa cãibras em um diabético?

Quando o diabetes não é tratado, as células não conseguem absorver quantidades suficientes de glicose, ou açúcar no sangue, da corrente sanguínea para produzir a energia de que precisam. Então, a glicose se acumula na corrente sanguínea. Essa condição metabólica pode causar desequilíbrio eletrolítico nas células musculares e danificar as células nervosas. Desequilíbrios eletrolíticos nas células musculares e danos às células nervosas podem causar cãibras musculares. Como o açúcar aumenta radicalmente os níveis de glicose no sangue, o consumo pode contribuir indiretamente para as cólicas.

Diabetes

As duas formas mais comuns de diabetes são os tipos 1 e 2. No diabetes tipo 1, o pâncreas não produz quantidades suficientes de insulina, um hormônio que sinaliza às células quando a glicose está presente na corrente sanguínea. No diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina suficiente, mas os receptores de insulina nas superfícies das células não sinalizam para as células quando a glicose está disponível. Injeções diárias de insulina antes das refeições podem ajudar a controlar o diabetes tipo 1. Dieta, exercício e medicamentos para glicose no sangue são usados ​​para tratar a diabetes tipo 2.

Quebra de tecido Quando o diabetes não é tratado e você consome açúcar ou outros carboidratos, os níveis de glicose no sangue permanecem em níveis elevados. Na tentativa de se livrar da glicose no sangue, o corpo excreta glicose na urina. No entanto, as células ainda precisam de energia, então o corpo começa a quebrar seus próprios músculos e tecidos gordurosos para fornecer energia para as células. Os aminoácidos, os principais componentes do tecido muscular, e os ácidos graxos, os principais componentes do tecido adiposo, podem entrar nas células na ausência de insulina, seja pela difusão da membrana celular ou pelos transportadores. Uma vez dentro das células, as células podem usar esses componentes para produzir energia.

Desequilíbrio de eletrólitos

O tecido muscular é rico em eletrólitos como cálcio, magnésio, potássio, sódio e cloreto. A contração e relaxamento dos músculos depende da troca adequada de eletrólitos através das membranas celulares. Quando seu corpo se alimenta de seu próprio tecido muscular, os níveis de eletrólitos caem. Níveis baixos de eletrólitos podem fazer com que os músculos se contraiam sem relaxar. Isso é experimentado como cólicas.

Dano dos nervos

A maioria das células do corpo pode absorver glicose apenas na presença de insulina. As células da retina, rim e tecido nervoso, no entanto, não precisam de insulina para que a glicose entre nelas. Quando a glicose no sangue é alta, essas células usam um pouco da glicose que entra como energia e converte o restante em uma substância açucarada chamada sorbitol. O sorbitol não pode atravessar a membrana celular. Quando se acumula nas células, causa danos às células. Danos às células nervosas podem causar formigamento, dormência ou cãibras nas mãos e pés.