Se a resolução de seu Ano Novo foi reduzir seu consumo de açúcar, você está no caminho certo. E seu cérebro vai agradecer.
Os efeitos adversos de uma dieta açucarada estão bem estabelecidos neste momento. O açúcar tem sido associado a doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Mas um novo estudo publicado na revista Diabetologia acabou de nos fornecer mais uma razão para reduzir: o açúcar pode acelerar o declínio mental. (Agora pergunte-se se o terceiro cronut realmente vale a pena).
O estudo analisou 5.189 pessoas ao longo de 10 anos e descobriu que as pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue tinham uma taxa mais rápida de declínio cognitivo, independentemente de se ou não eles tinham diabetes.
Cientistas sabem há muito tempo sobre a conexão entre açúcar, ou glicose e função cerebral. Embora alguns estudos tenham vinculado uma dieta açucarada à doença de Alzheimer por meio do diabetes tipo 2, segundo a Atlantic, essas novas descobertas se somam a um corpo crescente de pesquisas que comprovam que você não precisa ser diabético para sofrer as mesmas conseqüências. Existem vários fatores que ligam a dieta, diabetes e demência. A resistência à insulina, que causa níveis elevados de açúcar no sangue e pode levar à diabetes, inibe a capacidade do organismo de decompor uma certa proteína (amilóide). Quando essa proteína se acumula, forma placas cerebrais, o que leva ao Alzheimer, segundo a CNN. Além do mais, o alto nível de açúcar no sangue produz moléculas que danificam as células - um processo chamado estresse oxidativo - que causa envelhecimento cerebral e doenças neurodegenerativas.
Esta é uma notícia muito triste, considerando que cerca de 86 milhões de adultos americanos têm pré -diabetes, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Embora o Dietary Guidelines for Americans sugira que o consumo de açúcar seja reduzido a menos de 10% das suas calorias diárias (o que seria cerca de 50 gramas para alguém com uma dieta de 2.000 calorias), os americanos consomem uma média de 85 gramas de açúcar todos os dias. .
Você não é uma dessas pessoas, certo? Bem, você pode achar que está OK, se você tende a beber seu café preto e evitar o bolo de aniversário do escritório, mas pode estar consumindo mais açúcar oculto do que pensava se algum dia come alimentos processados. Um estudo de 2016 descobriu que quase 90% das calorias adicionadas de açúcar dos americanos vêm de alimentos processados, informa a Time. Então, se você quiser satisfazer suas necessidades de carboidratos, evitando um pico de açúcar no sangue, coloque as batatas fritas e massas secas e vá em busca de carboidratos complexos.
De acordo com a Harvard T.H. Chan Escola de Saúde Pública, carboidratos complexos têm um baixo índice glicêmico, o que significa que eles promovem um aumento mais gradual do açúcar no sangue. Eles incluem vegetais verdes e ricos em amido, grãos integrais, feijões e lentilhas.
O resultado final? Você não precisa se privar das coisas boas da vida o tempo todo, mas as escolhas que você fizer terão efeitos duradouros sobre sua saúde. Então, faça do seu futuro um sólido e relaxe nos lanches açucarados.