O baixo nível de açúcar no sangue, também conhecido como hipoglicemia ou baixa glicose no sangue, é uma condição que ocorre quando o nível de glicose no sangue cai abaixo do normal. A grande maioria da hipoglicemia ocorre em pessoas com diabetes, e é um resultado da medicação ou insulina usada para tratamento. Enquanto o teste de glicose no sangue é a única maneira de diagnosticar definitivamente esta condição, existem muitos sinais comportamentais que podem indicar uma pessoa está experimentando hipoglicemia. O início da hipoglicemia pode ser súbito. Os primeiros sinais comportamentais são geralmente leves e podem ser difíceis de perceber. Pessoas com baixo nível de açúcar no sangue podem parecer instáveis ou agem nervosas. Eles podem reclamar de fome ou parecer pálidos e suados. Estes sintomas resultam de uma resposta do sistema nervoso central a níveis baixos de glicose no sangue. Reconhecer e responder a esses sintomas é importante porque o corpo, especialmente o cérebro, depende da glicose como principal fonte de energia para funcionar.
Sintomas comportamentais tardios
Se os sintomas iniciais de baixa de açúcar no sangue não forem reconhecidos e tratados, os sinais comportamentais podem progredir. Isto é devido a uma falta de glicose adequada para o cérebro. A pessoa hipoglicêmica pode sentir tontura, fraqueza, tontura ou cansaço. Ele pode parecer confuso ou ter dificuldade em se concentrar. Outros podem perceber que a pessoa está falando mal ou tem alterações de humor, com possível choro ou agressão. Às vezes, esses comportamentos são confundidos com intoxicação por álcool.
Hipoglicemia Unawareness
Algumas pessoas com baixo nível de açúcar no sangue podem não apresentar sinais comportamentais precoces. Essa condição, chamada de desconhecimento da hipoglicemia, ocorre quando ocorrem episódios frequentes de baixa taxa de açúcar no sangue. O corpo se acostuma com os níveis baixos de açúcar no sangue e não reage mais normalmente. Esta condição pode ser perigosa porque os primeiros sinais de comportamento estão ausentes, evitando que o baixo nível de açúcar no sangue seja identificado e tratado antes de se tornar grave. , ocorre mais frequentemente em pessoas com diabetes tipo 1. Enquanto dorme, uma pessoa com pouco açúcar no sangue pode ter pesadelos vívidos ou chorar. Ao acordar, uma pessoa com hipoglicemia noturna pode ficar irritada, confusa ou cansada demais. Como os sinais comportamentais da hipoglicemia noturna não são óbvios e são diferentes daqueles exibidos durante as horas de vigília, essa condição frequentemente não é identificada.
Aviso
Independentemente de quando ocorrerem, relate quaisquer sinais comportamentais de perda de sangue. açúcar para o seu prestador de cuidados de saúde para uma avaliação mais aprofundada. Se o nível baixo de açúcar no sangue for grave e não for tratado, os sintomas podem evoluir para convulsões, perda de consciência, danos cerebrais e até a morte.