A linhaça, derivada da planta do linho, foi originalmente usada principalmente como um laxante, mas pesquisas recentes encontraram outros benefícios potenciais. A semente de linhaça contém grandes quantidades de ácido alfa-linolênico, um ácido graxo ômega-3. Ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir a inflamação e podem diminuir os níveis de colesterol. A linhaça é também a fonte alimentar mais alta em lignanas. Lignanas agem como fitoestrogênios, fontes fracas de estrogênio. A linhaça também contém fibras, que podem reduzir o colesterol e a glicose no sangue. No entanto, estudos clínicos sobre os efeitos do óleo de semente de linhaça e de linhaça na redução dos níveis de açúcar no sangue tiveram resultados mistos. A ação da linhaça contém fibras solúveis e insolúveis, com fibras ligeiramente mais solúveis do que insolúveis. Fibra solúvel pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a absorção de glicose através do intestino delgado. A redução da absorção de glicose estabiliza o açúcar no sangue e evita os aumentos rápidos que podem ocorrer após a ingestão. Lignanas na semente de linhaça também podem ter algum benefício sobre os níveis de açúcar no sangue.
Estudos Positivos
Poucos estudos recentes foram feitos sobre os efeitos da linhaça nos níveis de açúcar no sangue. Um estudo canadense publicado no “British Journal of Nutrition” em março de 1993 relatou que indivíduos saudáveis que consumiram 50 g de sementes de linhaça durante quatro semanas tiveram um declínio de 27% nos níveis de açúcar no sangue depois de comer. Um estudo chinês publicado no November 2007 “PloS One” descobriu que a ingestão de uma dose derivada de linhaça de 360 mg de lignana por 12 semanas modestamente reduziu os níveis de hemoglobina A1C, que mostram a tendência dos níveis de glicose no sangue durante um período de três meses. Os níveis de glicose e insulina no sangue em jejum não foram melhorados neste estudo.
Estudos negativos - Em um estudo canadense publicado em 2008 no Journal of Oleo Science, 10 g de cápsulas de óleo de linhaça dadas por três meses falharam para mostrar qualquer melhoria nos níveis de glicose em jejum, níveis de insulina ou níveis de Hgb A1C. MayoClinic.com relata que, em uma série de casos, em vez de reduzir o açúcar no sangue, a linhaça produziu hiperglicemia ou altos níveis de açúcar no sangue.
Riscos
Tomar ácidos graxos ômega-3 pode aumentar os níveis de glicose no sangue em jejum , que pode necessitar de um aumento de medicamentos anti-diabéticos, adverte a Universidade de Maryland Medical Center. A semente de linhaça também pode interferir na absorção de medicamentos e pode alterar a dose de medicamentos para diabetes necessários para controlar os níveis de açúcar no sangue. Os efeitos dos fitoestrógenos na linhaça em tumores dependentes de hormônios, como câncer de mama, útero ou próstata, não estão bem estabelecidos. Não tome semente de linhaça se você tem ou está em alto risco de desenvolver tumores dependentes de hormônios. Como os efeitos da linhaça sobre a glicose no sangue não estão bem estabelecidos, não tome sementes de linhaça para baixar o nível de açúcar no sangue se tiver diabetes sem falar primeiro com seu médico.