Carboidratos são açúcares que o corpo usa para suas necessidades energéticas. Os açúcares podem ser simples, como a glicose, ou complexos, como os açúcares que compõem a massa, o pão e o arroz. As crianças podem ter vários problemas de açúcar no sangue. Estes incluem distúrbios do metabolismo de carboidratos, nos quais o corpo da criança não pode processar adequadamente certos açúcares complexos; hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue; e hiperglicemia, ou açúcar elevado no sangue.
Distúrbios do metabolismo dos carboidratos
Existem vários distúrbios do metabolismo dos carboidratos. De acordo com o Manual Merck, crianças com doenças de armazenamento de glicogênio têm dificuldade em mudar o glicogênio, a forma de armazenamento de glicose não utilizada, de volta para açúcares simples para uso de energia. Esses distúrbios podem ser fatais. Os sintomas das doenças de armazenamento de glicogênio incluem baixo nível de açúcar no sangue, que pode causar confusão, letargia e convulsões e protrusão do abdômen, à medida que o fígado se torna aumentado com o glicogênio não utilizado e não processado. As crianças com esses distúrbios também podem apresentar retardo de crescimento e infecções frequentes. Outro distúrbio do metabolismo de carboidratos é a galactosemia, uma condição na qual os recém-nascidos nascem incapazes de processar galactose em açúcares mais simples. O acúmulo de galactose causa icterícia, perda de apetite, diarréia e infecções bacterianas graves freqüentes.
Hipoglicemia
Hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue, ocorre quando a quantidade de glicose no sangue cai para níveis que prejudicam o metabolismo. funcionamento dos tecidos do corpo. De acordo com o Hospital Infantil de Boston, as causas de hipoglicemia em crianças incluem uma refeição atrasada ou perdida, especialmente em crianças com diabetes que tomam medicamentos para baixar o açúcar; hiperinsulinismo, no qual o pâncreas da criança segrega muita insulina, diminuindo o açúcar no sangue; e certas condições congênitas. Os sintomas da hipoglicemia incluem nervosismo, tremores, tontura e irritabilidade. Outros sintomas incluem dor de cabeça, fome, palidez e alterações no comportamento. Algumas crianças com baixo nível de açúcar no sangue apresentam dificuldade de concentração, têm movimentos desajeitados e podem perder a consciência ou ter uma convulsão.
Hiperglicemia
A causa mais comum de hiperglicemia em crianças é o diabetes. O diabetes resulta da incapacidade do organismo de produzir ou utilizar adequadamente a insulina, o principal hormônio que regula os níveis de glicose no sangue. De acordo com a Mayo Clinic, a glicose se acumula na corrente sanguínea e sobrecarrega a capacidade do rim de retê-la. O aumento da glicose no rim atrai mais fluido para a urina, resultando em um dos sintomas do diabetes, aumento da micção, o que causa aumento da sede. Como o corpo não pode usar glicose como energia, as crianças com diabetes exibem aumento da fome, mas são incapazes de ganhar peso. visão embaçada; desidratação, com lábios e boca secos; e pele seca.